Nota de Pesar: Ribamar Assonalio: um defensor do municipalismo

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito de Cordilheira Alta, Ribamar Alexandre Assonalio, um defensor das causas municipalistas. Neste momento de dor e incompreensão, a AMOSC solidariza-se à família, desejando a renovação da fé em Deus e paz para aceitar o passamento desse ente querido.

Aos 39 anos de idade, Assonalio era casado com Eliane Boschetti e não tinha filhos. Era graduado em Administração, Contabilidade, pós-graduado em Gestão de Cidades e cursava Direito. Em 2009, foi presidente do CIS-AMOSC. Em 2011, foi presidente da AMOSC, período em que defendeu a importância das administrações municipais conciliarem o desenvolvimento econômico com a qualidade de vida.

Entre as suas metas à frente da entidade estiveram o fortalecimento a bandeira do municipalismo reivindicando aos municípios o que é justo às suas atividades, a discussão e a defesa dos interesses do desenvolvimento regional sustentável.

De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, a defesa do municipalismo esteve presente em todas as ações desenvolvidas pela entidade durante o mandato de Assonalio. "O maior embate de 2011 foi a Lei dos royalties de petróleo e consequentemente, a busca pela divisão igualitária entre todos os municípios brasileiros, uma discussão que a entidade participou ativamente", realça.

Filiado ao PSD, o dirigente era natural de Cordilheira Alta, onde disputou sua primeira eleição em 2008 para chegar à prefeitura. Atuou como contador nos municípios oestinos de Cordilheira Alta, União do Oeste, Planalto Alegre e Abelardo Luz.

MB Comunicação