Municípios da AMOSC recebem dados geoespaciais

As administrações municipais que integram a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participarão nesta quinta-feira (22), às 8h30, do lançamento do programa de levantamento aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina, com a entrega dos dados geoespaciais da microrregião, no auditório da entidade, em Chapecó. A iniciativa é da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). No evento, estará presente o secretário da SDC, Paulo Bornhausen.

De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, as imagens possibilitarão o conhecimento detalhado do território, auxiliando a gestão pública de maneira sustentável como uma ferramenta de extrema importância para os municípios, pois permitem que o poder público promova o desenvolvimento com maior qualidade de informações e mapeamento.

INICIATIVA

O levantamento aerofotogramétrico do Estado é um trabalho coordenado pela diretoria de recursos hídricos da SDS. O processo iniciou em 2008 e foi acelerado a partir de 2011, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual.

A base cartográfica pode ser utilizada em diversas áreas, como, gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento das áreas para cultivo, entre outras finalidades.

O programa gera quatro produtos: aerofotografias, modelos digitais altimétricos, ortofotomosaicos e sistema hidrográfico. As aerofotografias englobam fotografias aéreas coloridas e em infravermelho, tomadas a uma altura de 2.000 metros em relação ao solo. Este é um produto específico que serviu como base para a extração das outras informações geoespaciais.

MB Comunicação