Capacitação abordará Conselho Tutelar e relação com as escolas públicas

O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) aprovou a realização de formação sobre o "Papel do Conselho Tutelar e a relação com as escolas públicas", na última semana, durante reunião, em Chapecó.

Participarão do treinamento diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. De acordo com a assistente social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, na temática serão repassadas orientações sobre os encaminhamentos dos casos envolvendo alunos, a exemplo de maus-tratos, reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar e elevados níveis de repetência.

O cronograma de formações da área também prevê: capacitação em conjunto entre os municípios da AMOSC em atendimento à demanda na área de artes para o dia 23 de agosto; de educação física que iniciam no dia 30 de agosto em parceria com a Unochapecó; de inglês nos dias 16 e 17 de setembro; 2º Encontro do Fórum de Educação Infantil, no mês de setembro no município de Formosa do Sul, e capacitação sobre PDDE no mês de outubro.

PREVENÇÃO

Também foi apresentada, aos secretários municipais de educação, a proposta de prevenção às drogas pelo policial civil, Romeu Schindewein. A iniciativa visa articular os conselhos anti-drogas nos municípios, estabelecer as prioridades de ação, viabilizar articulações de enfrentamento e firmar parceiras com entidades terapêuticas na microrregião.

"O objetivo é articular ações de prevenção ao uso abusivo às drogas com representantes das áreas de assistência social, saúde e educação, a fim de orientar e prevenir esta questão", complementou.

UNIFICAÇÃO

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC) e secretária municipal de Chapecó, Astrit Tozzo, apresentou a proposta do calendário unificado entre as redes municipal e estadual.

Para a coordenadora do colegiado, Cleusa Tozzo, o calendário unificado é uma iniciativa importante, principalmente, para o planejamento das redes, da organização do transporte escolar e quanto às capacitações em conjunto entre os municípios da região da AMOSC. "É uma maneira de otimizar custos e oportunizar a todos os profissionais a participação nas formações", afirmou.

A assessora jurídica da AMOSC, Vera Back Sartoretto, transmitiu orientações sobre contratação temporária e processo seletivo no segmento.

MB Comunicação