Colegiado de Educação estuda novas resoluções do FNDE

O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniu, na última semana, para estudar as resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tratam principalmente de transferências de recursos como suplementação ao atendimento de crianças de zero a 48 meses; manutenção de novos estabelecimentos e educação infantil e novas turmas de educação infantil.

Os profissionais também aprovaram a proposta de capacitação em conjunta da microrregião das áreas de educação física, inglês e artes, com o objetivo de formar os professores nestas áreas específicas.

Segundo a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, foi abordada a Portaria nº 4 que altera os dados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Outro tema debatido, destacou a coordenadora do Colegiado de Educação Cleusa Tozzo, foi a importância dos municípios fazerem a atualização do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação (MEC). Além disso, os profissionais relataram os pontos relevantes das Conferências Municipais da Educação, realizadas em todos os municípios da microrregião.

EVENTOS

Os municípios que atendem de ensino fundamental do 6º ao 9º ano deverão realizar a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, até 31 de agosto de 2013. O objetivo é dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.

Na área da educação estão previstos o III Seminário Estadual de Sistema de Ensino de Santa Catarina, na Unochapecó. Também será realizado o 1º Seminário Regional pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, nos dias 16 e 17 de julho, no Centro de Eventos, em Chapecó.

MB Comunicação