Auxiliar de biblioteca como multiplicador do incentivo à leitura

"O auxiliar de biblioteca deve ser um agente pró-ativo, precisa interagir com os usuários, agir como agente de intervenção social e fazer a intermediação como multiplicador à leitura, incentivando o hábito e fazendo parcerias com os professores", ressaltou a bibliotecária Esni Soares da Silva, durante a oficina "Auxiliar de biblioteca pública", nesta semana, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

Participaram da oficina 30 profissionais da microrregião. A iniciativa foi da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O intuito foi ampliar o conhecimento em relação aos processos das bibliotecas para que possam contribuir para o acesso, a disseminação, a mediação, a promoção e a democratização da informação.

A capacitação abordou conceitos essenciais sobre bibliotecas e unidades de informação; funções, tipologia, classificação e seções da biblioteca; noções de preservação e conservação dos livros; organização e tratamento da informação; serviço de referência e fontes de informação e relações interpessoais. "O conteúdo enfatizou as funções básicas para o auxiliar, como organizar, o processo técnico e principalmente o atendimento ao usuário", complementou.

Esni explicou que as funções das bibliotecas são de reunir (seleção, aquisição, tombamento e conservação), de organizar (classificação, catalogação e preparação) e de difundir (consulta, empréstimo, referência e extensão). As bibliotecas podem ser classificadas em escolar, especializada, infantil, pública, nacional e universitária.

"A biblioteca pública é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais", realçou. De acordo com a palestrante, as bibliotecas devem ser encaradas como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão, afinal abrirá os caminhos para os alunos desenvolverem a curiosidade e o senso crítico que os levarão à cidadania plena.

Os serviços de informação estarão voltados à orientação da pesquisa no acervo, visita orientada, levantamento bibliográfico, atividades de incentivo ao hábito da leitura, divulgação das novas aquisições, informativos e boletins com notícias sobre biblioteca ou assuntos relacionados às fontes de informação e organização de eventos culturais, sociais e educacionais.

Esni explicou que, ao ser atendido, o usuário da biblioteca avalia os serviços segundo os critérios de confiabilidade, presteza, competência, segurança, acessibilidade, comunicação e entendimento.

De acordo com a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, esta capacitação foi de fundamental importância para o aprimoramento e aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais que atuam nas bibliotecas da região da AMOSC. "É deles o papel de promover o encantamento e a estimulação pela leitura, pesquisa e a interação cultural, por meio de sua abordagem e receptividade". 

MB Comunicação