Gestores e trabalhadores municipais de assistência social, conselheiros municipais das diversas políticas públicas e de direitos, contadores e interessados na área estarão reunidos, nesta segunda e terça-feira (6 e 7), para capacitação em elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social. O evento será realizado das 8h30 às 17h30, no auditório da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).
A iniciativa é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da AMOSC e da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), com apoio das Associações de Municípios de Santa Catarina e Execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).
De acordo com a assistente social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, o intuito é capacitar os gestores e técnicos municipais para a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, em conjunto com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros municipais, conforme orientações do Ministério do Desenvolvimento Social. "O objetivo é construir o Plano de Assistência Social com ações planejadas, baseadas em diagnóstico da realidade social, para os próximos quatro anos (2014/2017), bem como garantir sua inclusão no Plano Plurianual do Executivo, para que os recursos e ações sejam garantidos", explica.
Os participantes deverão trazer informações municipais conforme apresentados na programação, a exemplo de lista com as entidades da rede socioassistencial, escolas municipais, unidades de saúde, entre outros que considerarem necessários para a execução dos trabalhos previstos.
A capacitação será conduzida pela assistente social Janice Merigo que é mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pelo psicólogo Célio Vanderlei Moraes, que é mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A capacitação prosseguirá nos dias 23 e 24 de maio, em Chapecó. Também está prevista assessoria direta no dia 7 de junho.
PROGRAMAÇÃO
Neste primeiro encontro, na segunda-feira (06), das 8h30 às 12 horas, serão abordados os elementos estruturantes do plano, com a dimensão estratégica no contexto do SUAS, o processo decisório e a exigência de coordenação política e a participação e o controle social.
No período das 13h30 às 17h30, será enfocada a construção do plano de assistência social: componentes básicos e conhecimento da realidade: estudo e diagnóstico.
Nesta terça-feira (07), das 8h30 às 12 horas, será trabalhado o mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviço.
MB Comunicação