Colegiado de Assistência Social investe na qualificação profissional

Prevenção, defesa e garantia dos direitos humanos são objetivos de trabalho dos profissionais que atuam na política de assistência social. Por isso, a busca constante pela capacitação deve estar alinhada com a construção de serviços, projetos e programas que garantam a inclusão da população, principalmente à em situação de risco e vulnerabilidade. Neste contexto, o Colegiado de Gestores e Técnicos Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), abordou na última semana, em Chapecó, as capacitações previstas para o setor neste ano.

De acordo com a assistente social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, a entidade busca proporcionar oportunidades para troca de conhecimento, esclarecimentos de dúvidas e qualificação profissional. "Isso ocorre por meio das reuniões do Colegiado, de cursos, palestras, seminários e oficinas. Além disso, informamos os trabalhadores da assistência social sobre os eventos previstos para o setor", complementa.

Erli destacou a capacitação em "Política de assistência social e os desafios da intersetorialização", organizada pelo Programa de Assessoramento em Política de Assistência Social da Unochapecó. A iniciativa, dividida em quatro módulos, começou no dia 21 de março e prossegue até 28 de junho. Entre os temas abordados estão o plano de ação e relatório, política de assistência social, orçamento, planejamento do orçamento, captação de recursos e metodologia do trabalhado com as famílias. "O intuito é capacitar os trabalhadores da assistência social, visando a consolidação da política na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)", complementou. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da universidade.

Para o mês de maio está prevista a oficina de construção dos planos de assistência social 2014/2017, desenvolvida pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), em Chapecó. Os encontros estão previstos para os dias 6 e 7 de maio, 23 e 24 de maio e 7 de junho. No período de 15 a 17 de maio, ocorre o IV Seminário Estadual de Assistência Social, em Florianópolis. O objetivo do seminário é possibilitar a aproximação dos conhecimentos teóricos e legais da política de assistência social, dando ênfase a gestão do SUAS e o financiamento desta política, avançando na discussão do controle social e debate da nova NOB/SUAS 2012.

Também foram transmitidas informações sobre a Oficina Estadual de Gestores Municipais realizada, no mês de março, em Florianópolis. Erli repassou aos profissionais informações sobre habitação e assistência social.

MB Comunicação