Recursos hídricos: ações de preservação e conscientização

"Água: biodiversidade e sustentabilidade", "Ações regionais da 9a Promotoria de Justiça de Chapecó e da Polícia Militar Ambiental para preservar os recursos hídricos", "gestão de resíduos sólidos: conceito Lixo Zero" e eventos extremos e suas conseqüências sociais. Estes serão alguns dos temas debatidos no III Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água, no dia 22 de março, das 8 às 17 horas, na sala Agostinho Duarte, do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

O evento é promovido pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC).

De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, a iniciativa visa difundir na esfera da administração municipal a necessidade de pensar e implantar políticas públicas que promovam a gestão integrada e a conservação dos recursos hídricos.

O seminário integrará 400 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais de educação, meio ambiente, agricultura, saúde, educadores, acadêmicos, gestores e técnicos de instituições públicas e privadas que prestam serviços na área de meio ambiente e saneamento. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site http://www.amosc.org.br/.

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento inicia às 8 horas, seguido de café da manhã. A solenidade de abertura está prevista para às 9 horas. Na sequência, ocorre a palestra "Água biodiversidade e sustentabilidade" com Paulo Brack, Dr. em Ecologia e Recursos Naturais, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do RS (CONSEMA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Às 11 horas acontece a palestra com o promotor de justiça titular da 9a Promotoria de Justiça de Chapecó/SC (meio ambiente), Marcus Vinício Ribeiro de Camillo, sobre "Ações Regionais da 9a Promotoria de Justiça de Chapecó: recursos hídricos e meio ambiente". O palestrante é pós-graduado em Direitos Difusos e Coletivos e membro do Conselho Consultivo do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina.

Às 13h30 o soldado da Polícia Militar Ambiental Luciano Bergonzi falará sobre "Autuações em áreas de preservação permanente na microrregião da AMOSC". Na sequência, às 14 horas, o Dr. em Ciências Humanas (meio ambiente e sociedade), professor do departamento de Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Hélio dos Santos Silva, explanará sobre "Eventos extremos e suas consequências sociais – sustentabilidade no contexto do oeste de Santa Catarina". 

A palestra "Gestão de resíduos sólidos: conceito Lixo Zero" está programada para as 15h15, com Jean Tavares, engenheiro sanitarista e ambiental formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, representante da empresa Novociclo Ambiental de Florianópolis. Às 16h30 haverá debate e o encerramento está previsto para às 17 horas.

APOIO

O seminário conta com apoio da Unochapecó, Udesc, UFFS, Unoesc, Casan, Epagri, Polícia Militar Ambiental, Instituto Saga, SESC, Coopercentral Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese, Comitê Chapecó/Irani, Prefeitura Municipal de Chapecó, Consórcio Iberê, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA), Programa Escola Forte da Secrtaria Municipal da Educação de Chapecó e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

MB Comunicação