AMOSC conhece experiências em gestão integrada de resíduos sólidos na Alemanha

Com o objetivo de desenvolver estruturas municipais, organizacionais e administrativas para a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) integrou, no período de 2 a 9 de março deste ano, a delegação brasileira em visita à Alemanha. O intuito foi conhecer experiências e tecnologias em uso naquele país.

A delegação era composta de 13 pessoas, entre prefeitos; secretários executivos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e da Associação de Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí (AMFRI), secretário executivo e diretor de relações institucionais da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), técnicos e empresários da área de gestão de resíduos sólidos. Representou a AMOSC, o engenheiro civil e diretor técnico Jorge César Drews.

No período, a delegação participou de reuniões e visitas técnicas a dez empresas do setor de gestão de resíduos sólidos. Os participantes conheceram os processos desde a coleta; reciclagem; produção de combustível derivado de resíduos (CDR); aterros sanitários controlados; produção de biogás a partir de aterros sanitários, pelo processamento de resíduos alimentares ou de rejeitos animais; produção de biocombustíveis a partir de dejetos de animais; reciclagem e recuperação de materiais diversos; produção de energia elétrica e térmica a partir da queima de CDR e tecnologias para implantação de aterros sanitários.

"É importante conhecer a experiência de quem, há mais de três décadas, se preocupa com a gestão dos resíduos sólidos e tem desenvolvido tecnologias do mais alto nível para a utilização destes recursos. Os alemães enfatizaram que o lixo não é mais visto como problema e sim como oportunidade. A viagem nos proporcionou o contato com quem já experimentou, na prática, o que ainda estamos por começar", relatou Drews.

A viagem ocorreu pelo convite da empresa BN UmweltGmbH, de Rostock na Alemanha, em cooperação com a Associação de Apoio às Empresas e Tecnologias Ambientais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (enviMVe.V) e com o apoio do Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha (WWZ-BD) que já desenvolve parcerias com as regiões de Pomerode e Abelardo Luz (SC).

ASSESSORIA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os prefeitos da microrregião aprovaram na última assembleia geral ordinária da AMOSC, realizada em Cordilheira Alta, a ampliação da equipe técnica para a implantação de assessoria na área da gestão de resíduos sólidos.

A Associação contratará profissionais nas áreas de engenharia sanitária e civil, visando a elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos dos municípios da microrregião e o fortalecimento dos setores para o acompanhamento de obras civis e de saneamento.

De acordo com Drews, a participação da AMOSC na viagem da delegação brasileira à região de Rostock na Alemanha também foi motivada pela necessidade dos municípios adequar-se à legislação federal realizando seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, adquirindo assim subsídios para o trabalho que será realizado na nova área de atuação da entidade.

MB Comunicação