Fortalecimento e organização da política municipal de cultural

Os dirigentes municipais de cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) definiram, nesta semana, durante reunião na sede da entidade em Chapecó, o cronograma de ações que serão desenvolvidas durante este ano.

A programação de atividades prevê reuniões bimestrais que serão realizadas na segunda quinzena do mês, a participação de fóruns do setor, a promoção de capacitação sobre elaboração de projetos culturais, momentos de estudo e organização das conferências de cultura, que deverão ocorrer neste ano.

De acordo com a assessora em Educação da AMOSC, Locenir de Moura, também foi apresentada uma síntese da atual política cultural e enfatizada a importância dos municípios da microrregião aderirem ao Sistema Nacional de Cultural. "Esta adesão está voltada à organização da política cultural dos municípios, para fortalecer o setor e trazer novos atrativos à população", complementou. Na região da AMOSC dez municípios já aderiram: Caxambu do Sul, Chapecó, Formosa do Sul, Nova Erechim, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, São Carlos, Serra Alta e Sul Brasil.

O cadastramento de projetos na área de cultura no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) foi abordado pela conselheira estadual de cultura, que representa o oeste do Estado, Neyla Caramori. O período de cadastramento já iniciou para os proponentes que desejam auxílio financeiro nas áreas de turismo, cultura e esporte. O processo é feito por etapas: para festivais, mostras, feiras e congêneres, circulação e promoção o prazo é até 29 de março; para ações de formação, capacitação, pesquisa e reflexão, investigação é de 1o a 30 de abril; para proteções, valorização do patrimônio material, móvel e imóvel é de 11 de março a 20 de novembro. Estes prazos estão em conformidade com a instrução normativa nº. 1 de 2013, da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

REPRESENTATIVIDADE

Os dirigentes municipais de cultura elegeram a nova diretoria do Colegiado com mandato até fevereiro de 2014. Integram a diretoria a coordenadora Daiane Frigo (Formosa do Sul), vice-coordenadora Loreni Eichkold (Pinhalzinho), secretária geral Juraci Jelina Tortelli Forest (Jardinópolis) e 1a secretária Marcia Devilla (Planalto Alegre).

Para representar a região da AMOSC no Conselho dos Gestores Culturais de Santa Catarina (Congesc) foram escolhidas como titular Roselaine Vinhas (Chapecó) e a suplente Daiane Frigo (Formosa do Sul).

MB Comunicação