Colegiado de Secretários Municipais de Educação elege nova diretoria

O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) elegeu a nova diretoria durante reunião, na semana passada, em Chapecó. O mandato é até fevereiro de 2014.

Compõem a nova diretoria a coordenadora geral Cleusa Tozzo (Cordilheira Alta), a vice-coordenadora Tanara Zunkowski (Nova Erechim), a secretária geral Ivana Maria Cavalli (Caxambu do Sul) e a 1ª secretária Claci de Fátima Glanet Mazetto (Coronel Freitas).

Ao assumir, a nova coordenadora ressaltou a importância do Colegiado de Educação como espaço de discussão, formação e troca de experiências, visando o desenvolvimento da qualidade educacional nos municípios da microrregião. A assessora em Educação da AMOSC, Locenir de Moura, explicou que o Colegiado é um órgão de decisões, com finalidade de analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito da educação no oeste de Santa Catarina, como forma de desenvolvimento de políticas voltadas à educação pública dos municípios integrantes da associação, constituindo-se em instância de integração dos gestores municipais de educação.

O presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, deu as boas-vindas e ressaltou a responsabilidade depositada nos profissionais pelos gestores municipais. "A educação é um dos pilares para formação de cidadãos e para o desenvolvimento dos municípios", complementou. A vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime), Astrit Tozzo, destacou que o oeste do Estado tem sido exemplo nos índices educacionais e de que a categoria precisa manter a união para reivindicar as melhorias necessárias.

DISCUSSÕES

Na abertura das discussões, o professor Oto João Petry, – doutor em educação e atualmente professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-, fez uma abordagem geral da educação na contemporaneidade, apresentando o papel social da escola de conceber o aluno como cidadão pleno, considerando uma formação em todos seus aspectos. Petry falou sobre legislação educacional e desafios da educação como: qualidade, participação democrática, processo de avaliação, políticas de inclusão e escola em tempo integral.

Outros temas discutidos na reunião foram: Sistema Gerenciador Escolar, papel do nutricionista na alimentação escolar, importância do acompanhamento e monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), recursos na educação e prestação de contas pelo novo sistema de gestão do FNDE.

Também foi traçado um planejamento anual do Colegiado definindo cronograma de reuniões bimestrais: no mês de abril em Pinhalzinho, junho em Planalto Alegre, agosto em Águas de Chapecó, outubro em Formosa do Sul e dezembro em Caxambu do Sul. Entre as principais ações definidas estão o estudo e a preparação das Conferências Municipais de Educação que deverão ser realizadas neste ano e que encaminhará propostas à Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014.

MB Comunicação