Visão estratégica é tema do maior encontro de representação política de SC

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participa, no período de 25 a 27 de fevereiro, da décima primeira edição do Congresso Catarinense de Municípios, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Nesta edição, o tema está voltado à nova gestão municipal, à integração governamental, inovação dos modelos de gestão e visão estratégica. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, representantes governamentais do Estado e da União, autoridades e fornecedores de produtos e serviços.

De acordo com o presidente da AMOSC, Alceu Mazzioni, os assuntos abordados durante o congresso estão voltados a discutir alternativas para o desenvolvimento municipal, com visão estratégica e inovação dos modelos de gestão. Além disso, visa capacitar os gestores municipais e servidores na busca da excelência da administração municipal.

Na mesma data e local ocorre a nona edição da ExpoFECAM – Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias para os Municípios.

PROGRAMAÇÃO

A abertura da ExpoFECAM está prevista para às 9h30 de segunda-feira (25) e na sequência, às 10 horas, ocorre a solenidade de abertura do XI Congresso Catarinense de Municípios. Logo depois, às 11 horas, acontece a conferência com o tema "A Transparência na Gestão Governamental".

No período vespertino ocorre o painel I com o tema "O movimento municipalista catarinense e brasileiro". Entre as temáticas apresentadas estão: "O controle externo na gestão pública municipal"; "Integração associativa estadual – mapa catarinense"; "Movimento associativo nacional" e "II Encontro do Fórum Parlamentar Catarinense com os prefeitos".

Na terça-feira (26), ocorre o segundo painel "Governo Estadual e as prioridades regionais". Na programação está prevista, às 8h30, a mensagem do governador Raimundo Colombo aos prefeitos eleitos. Também serão abordados temas como: o relacionamento do Governo do Estado com as prefeituras catarinenses; transferências voluntárias de recursos e convênios do Estado com municípios; programa pacto por SC e o desenvolvimento do Estado; ações de combate à estiagem e programas da Secretaria de Agricultura e Pesca e infraestrutura catarinense e mobilidade urbana. No período vespertino serão abordados os seguintes assuntos: o sistema de saúde pública em Santa Catarina; o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais no Sistema de Ensino Público Catarinense; políticas públicas e parcerias com os municípios na área de assistência social; gestão pública e repasses aos municípios catarinenses e demandas regionais de fornecimento de energia ao setor produtivo.

Na quarta-feira (27), o terceiro painel abordará "Governo Federal e a sua relação com os municípios". Entre os assuntos previstos estão: arrecadação federal, partilhas e royalties; ações do MCTI para previsão e alerta dos desastres naturais; investimento em infraestrutura rodoviária e ferroviária; projetos para os municípios; investimentos em saneamento básico e habitação. Às 11h45 está previsto debate.

MB Comunicação