Cinco anos de Mercado Público Regional

Os consumidores e visitantes do Mercado Público Regional serão presenteados, nesta semana, com degustação de produtos típicos dos municípios que integram o empreendimento. A iniciativa marca as comemorações de cinco anos de atividades, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó.

"Será disponibilizada uma mesa com produtos típicos dos municípios para degustação, desta maneira valorizamos os produtores rurais da microrregião e os compradores que preferem itens da agricultura familiar", explica o administrador do Mercado Público Regional, Fernando Gama Patussi.

O Mercado Público Regional comemora nesta sexta-feira (23) cinco anos de atividades, voltadas a promover os produtos da agricultura familiar e acelerar o desenvolvimento integrado da região oeste de Santa Catarina.

A diversidade de produtos é resultado de um profundo trabalho de seleção, de onde se extraiu o que de melhor existe na região. "São produtos artesanais que valorizam as origens da população, fortalecendo as heranças culturais. Além disso, o local é um espaço de valorização da nossa cultura", ressalta o secretário executivo da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Paulo Utzig.

A iniciativa é gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema). O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8 às 13 horas.

HISTÓRICO

O espaço foi viabilizado com recursos dos 17 municípios participantes e aportes do Governo Federal no montante de R$ 1 milhão. A construção da obra iniciou em 2004 e foi concluída em 2007.

Em 15 de agosto de 2003 foi assinado o termo de compromisso entre os 17 municípios interessados no projeto e o Pronaf. Em 19 de dezembro daquele ano a Resolução nº 02 criou o programa do Mercado Público Regional no CIDEMA. Seis meses depois foi assinado contrato de cessão de uso dos pavilhões entre a Prefeitura de Chapecó e a Conab.

Três anos depois, em 11 de julho, ocorreu a primeira reunião nos municípios com os produtores para definição do mix de produtos. Em 22 de agosto do mesmo ano aconteceu apresentação do box de cada município aos produtores.

O pré-lançamento do projeto ocorreu em 8 de outubro de 2007 durante a EFAPI. Em 16 de novembro de 2007 foi organizada a produção, transporte, logística e elaborada a agenda cultural. A solenidade de inauguração do Mercado Público Regional foi no dia 23 de novembro no mesmo ano.

ESTRUTURA

Atualmente integram o projeto os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Sul Brasil e União do Oeste. Os outros boxes são ocupados pela Peixaria, Instituto Saga, Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), Mapa, ARIS, Arapoc, restaurante e Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais de Chapecó.

A estrutura se constitui de pavilhões com box para os municípios, praça de alimentação com palco para apresentações culturais, conta com internet Wi-Fi, auditório climatizado para cerca de 50 pessoas, baterias de banheiros masculinos e femininos, área de circulação e amplo estacionamento. Neste ano, em conjunto com a Prefeitura de Chapecó foram implantados o Banco de Alimentos e a academia ao ar livre, na área externa do Mercado Público Regional.

MB Comunicação