Dirigentes municipais de cultura discutem Plano Estadual do setor

O Plano Estadual de Cultura foi um dos temas debatido pelos dirigentes municipais de cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), durante reunião do Colegiado, nesta semana, na sede da entidade, em Chapecó.

De acordo com a coordenadora do Colegiado, Daiane Frigo, o estudo está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Na microrregião, foi realizado no mês de agosto um Fórum Regional onde foi implantada uma Comissão Regional, que tem por finalidade contribuir no processo de construção do Plano Estadual de Cultura. "Uma das ações previstas foi o diagnóstico cultural da região, em que os dados foram levantados ainda em 2011, o que facilitou o processo", explicou.

O Fórum Estadual do Plano de Cultura que estava previsto para novembro deste ano foi transferido para abril de 2013 devido a necessidade de um tempo maior para o cumprimento das ações das comissões, relatou a vice-presidente do Conselho dos Gestores Culturais de Santa Catarina (Congesc), Roselaine Vinhas.

EVENTOS

Outro tema abordado foi o Encontro Estadual do Congesc, que será realizado no dia 13 de novembro, em Florianópolis, na sede da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Participam como conselheiras da região da AMOSC Roselaine Vinhas (Fundação Cultural de Chapecó) e Carmen Salvini (Departamento de Cultura de Pinhalzinho).

A coordenadora do Colegiado também abordou o terceiro módulo – Oficina de Sustentabilidade dos Museus, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em Xanxerê. A ação integra a capacitação museológica, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura. "É fundamental a participação dos municípios que já possuem museus instalados e daqueles que planejam a implantação", ressaltou Daiane.

CONCURSO

Na reunião foi divulgado o concurso fotográfico promovido pela FECAM, em parceria com as Associações de Municípios.  O tema deste ano é "Retratos das Riquezas de Santa Catarina – Santa Catarina, riqueza de um povo". Por isso, as imagens devem retratar a vida, a paisagem, a população e a cultura catarinense.

Daiane ressaltou a importância da divulgação do concurso, principalmente por ser uma oportunidade de registro de imagens das belezas dos municípios da microrregião da AMOSC.

As inscrições prosseguem até 10 de dezembro de 2012, nas categorias profissionais e amadores. Mais informações no site www.fecam.org.br

MB Comunicação