Nesta quinta-feira: Municípios discutem a organização dos serviços socioassistenciais

Gestores e trabalhadores da política de assistência social estarão reunidos nesta quinta-feira (12), para o curso "Tipificação dos Serviços Socioassistenciais: nova forma de organização dos serviços nos municípios". O evento será realizado das 8h30 às 17 horas, no auditório da ACAMOSC e integrará representantes da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), da Associação de Municípios do Alto Irani (AMAI) e das SDRs de Chapecó e Xanxerê.

De acordo com a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, os objetivos da capacitação são de apresentar e discutir a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); aprofundar a operacionalização dos serviços de acolhimento institucional com foco na excepcionalidade e provisoriedade do afastamento do convívio familiar e comunitário e discutir os consórcios públicos enquanto possibilidade de atendimento dos serviços da alta complexidade.

O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação com apoio das Associações de Municípios, AMOSC, AMAI, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais de Chapecó e Xanxerê e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/SC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://www.amosc.org.br/.

PROGRAMAÇÃO

As capacitações serão ministrados por técnicas da Diretoria de Assistência Social do Estado (DIAS/SST) e da FECAM. Pela manhã serão trabalhados dois assuntos, sendo o primeiro "Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o SUAS". Na sequência, será explanado sobre a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais: proteção social básica, abordando Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas e Plano de Desenvolvimento do Usuário.

Durante a tarde será trabalhada a proteção social de média complexidade, com explanação sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI), serviço especializado em abordagem social, serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade. O Plano de Atendimento Individual (PIA) também está na pauta, com enfoque no serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias e o serviço especializado para pessoas em situação de rua.

Sobre a proteção de alta complexidade será abordado o serviço de acolhimento institucional (abrigo, casa-lar, casa de passagem e residência inclusiva), serviço de acolhimento em república, em família acolhedora e serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

 MB Comunicação