Profissionais debatem ações de enfrentamento às drogas

No planeta há aproximadamente 200 milhões de usuários habituais de drogas proibidas pelas convenções da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse número é superior à população brasileira e representa que uma entre 20 pessoas utiliza consome entorpecentes, conforme pesquisa da University of South Wales (Sydney-Austrália). Preocupada com o crescente número de consumidores, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promove na terça-feira (26) palestra que marca o Dia Internacional de Combate às Drogas.

O evento ocorre das 14 às 17 horas, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR). Participarão trabalhadores das políticas de assistência social, educação, saúde, segurança pública, conselheiros municipais e demais interessados.  "O evento tem como objetivo reunir os atores das políticas intersetoriais que trabalham com esta temática, visando discutir esta questão para planejar ações de enfrentamento, controle, combate, prevenção e tratamento ao uso indevido de drogas", explica o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig.  

De acordo com a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, a temática é uma realidade nos municípios da microrregião. "Precisamos encontrar mecanismos que previnam o uso e tratem dos dependentes destas substâncias", afirma.

A palestra será ministrada pelo professor Marcelo Wundervald, Policial Militar há 14 anos, formado em Artes, pós-graduado em Educação, mestrando em Teatro. Possui cursos em leituras dramáticas, contação de história e dramatização Lúdica. Também é professor no Instituto Inova de Pós-Graduação e no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS-PR).

PESQUISA

Conforme o levantamento dos 200 milhões de usuários habituais no planeta, aproximadamente cerca de 125 milhões usam maconha e entre 14 e 21 milhões consomem cocaína, incluída a forma solidificada, conhecida por crack. Por ano, as drogas ilícitas matam 250 mil pessoas.

 MB Comunicação