Segurança alimentar em primeiro lugar nas unidades escolares

"Nutrição e gastronomia escolar" foi tema de capacitação que aconteceu na última semana para as nutricionistas da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento ocorreu no auditório do Mercado Público Regional em Chapecó.

A temática foi abordada pela nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar do Estado do Rio Grande do Sul, Sandra dos Reis Pinho. Pós-graduada em Tecnologia de Alimentos e em Gerenciamento da Alimentação Escolar.

Sandra explicou os procedimentos para elaborar edital de compras, os cuidados que devem ser tomados para definição de cardápios, educação alimentar, responsabilidade técnica do nutricionista e gerenciamento da alimentação escolar.

No desenvolvimento do edital as profissionais deverão observar habilitação das empresas fornecedoras, questões jurídicas, fiscais e financeiras, além das condições de entrega e de pagamento. Esses métodos visam acessar um processo de escolha da melhor proposta, com igualdade e economia.

Sandra destacou o papel do profissional em promover no espaço escolar a reflexão e fazer com que a alimentação seja um ato pedagógico. Essa atitude evitará doenças como obesidade, que tem ampliado consideravelmente em crianças e adolescentes. A palestrante também orientou que as unidades escolares devem rever o horário das refeições e proporcionar cardápios adequados com o contexto regional.  

De acordo com a coordenadora do Colegiado, Linéia Pezzini, a capacitação foi fundamental para a troca de experiências entre as profissionais, o que contribuirá nas ações dos municípios. "Antigamente pensava-se em merenda, hoje focamos em uma alimentação adequada e saudável. Antes se preocupava com a desnutrição, porém nos dias atuais o que devemos estar atentas é com a obesidade. São visões diferentes que precisam ser analisadas", ressaltou.

CURSO

A iniciativa integra o curso "Desenvolvimento na qualidade do trabalho" que foi dividido em quatro módulos. Foram abordados temas como elaboração de projetos, comportamento humano, relacionamento interpessoal e ações em equipe.

A intenção é motivar os profissionais, qualificá-los e integrá-los, principalmente porque o Colegiado de Nutricionistas da AMOSC foi criado neste ano. "A preocupação da entidade é proporcionar informações para contribuir na melhoria da qualidade de vida no trabalhado", realçou a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro.

O curso encerra na sexta-feira (29), das 9 às 10 horas, no auditório do Mercado Público Regional, com a administradora de recursos humanos Marta Frizon. No encontro, serão recapitulados os temas abordados e feitas avaliações e sugestões para as próximas edições.

AVANÇO

Segundo a coordenadora do Colegiado, a microrregião apresentou avanço na área nutricional com a contratação de nutricionistas pelos municípios. "Parabenizo as administrações municipais por essa iniciativa e o mesmo tempo a AMOSC por ter motivado a implementação desta função. Isso representa uma grande vitória para o setor", finalizou Linéia.