União de forças na busca de reivindicações municipais

 

O municipalismo de Santa Catarina mostrou sua força durante mobilização, na última semana, em São José. A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) esteve representada por oito prefeitos e um vice-prefeito no 1º Movimento Municipalista para o Desenvolvimento Catarinense que integrou administradores municipais, deputados estaduais e federais. O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Na mobilização foram apresentadas as 12 reivindicações prioritárias das seis macrorregiões do Estado: oeste, contestado, serra catarinense, nordeste, vale do Itajaí, grande Florianópolis e sul, direcionadas tanto para o Governo Federal como o Estadual. Ficou definido que a Federação e o Fórum Parlamentar Catarinense promoverão reuniões ordinárias para discutir as propostas e o andamento do processo das reivindicações, bem como, manter constante acompanhamento das demandas prioritárias dos municípios catarinenses. Os deputados presentes apoiaram a pauta defendida pelos prefeitos.

A pauta com as reivindicações de âmbito federal será encaminhada à presidente Dilma Rousseff enquanto a pauta com as prioridades estaduais segue para o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, destacou o presidente da AMOSC e prefeito de Quilombo Lenoir Bigolin.

PARTICIPANTES

Da região da AMOSC participaram os prefeitos, de Águas de Chapecó Adilson Zeni, de Águas Frias Marino Daga, de Caxambu do Sul Vilmar Foppa, de Jardinópolis Dorildo Pegorini, de Planalto Alegre Edgar Rohrbeck, de Quilombo Lenoir Bigolin, de São Carlos Elio Pedro Hoss Godoy, de Sul Brasil Jobert Peruzzo e o vice-prefeito de Formosa do Sul Moacir Paulo Foresti.

 Os deputados federais presentes foram: Carmen Zanotto, Celso Maldaner, Décio Lima, Edinho Bez, Esperidião Amin, Jorginho Mello, Mauro Mariani, Onofre Santo Agostini e Rogério Peninha Mendonça. Participaram também os deputados estaduais Aldo Schneider e Dirce Heiderscheidt.

PRIORIDADES

Contemplam as reivindicações prioritárias federais a implantação da Ferrovia Translitorânea de Içara (SC) a Porto Alegre (RS), anel viário da BR-101 de Biguaçu à Palhoça no trajeto original, duplicação da BR-280, aumento da receita municipal e ampliação das receitas municipais provenientes das transferências constitucionais.

Entre as ações prioritárias solicitadas ao Estado estão a rodovia interpraias de Garopaba a Passos de Torres, instrumentalização da segurança pública em recursos humanos e técnicos, investimentos em infraestrutura para a geração e distribuição de energia elétrica, aumento do aporte financeiro do Estado para custear a saúde pública, ampliação da participação nas transferências das receitas do ICMS e investimentos e incentivos à agricultura, agroindústria e indústria.