Municípios participam de capacitação sobre serviços socioassistenciais

 

Gestores e trabalhadores da política de assistência social dos municípios da microrregião estarão reunidos nesta semana, dias 25 e 26 para discutir os serviços de proteção social básica, executados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O tema será abordado durante a capacitação sobre "Tipificação dos serviços socioassistenciais: serviços da proteção social básica", promovida pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

De acordo com a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, o curso é voltado para os servidores de municípios da microrregião e o investimento é de 90 reais. Os participantes receberão CD Room contendo materiais da capacitação e informações de apoio. O certificado terá registro na Secretaria de Estado de Educação, porém, para ter direito é necessária frequência mínima de 75% do total da carga horária do curso. 

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira (25), das 8h30 às 12 horas, serão abordados o papel da família como foco das ações e serviços, centralidade do território como fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e risco social e organização da rede socioassistencial no CRAS e a execução dos serviços.

No mesmo dia, das 13h30 às 17h30, serão trabalhados os serviços da proteção social básica e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com abordagem no trabalho social com famílias, plano de acompanhamento familiar, Genograma e Ecomapa, campanhas socioeducativas, reuniões e ações comunitárias.

Na quinta-feira (26), das 8h30 às 12 horas, o enfoque será o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com abordagem sobre o público usuário, acesso ao serviço, intersetorialidade e trabalho social. Também será apresentada a organização do serviço, abrangência, período de funcionamento, localização e recursos físicos e materiais.

Ainda pela manhã, os participantes conhecerão ações do serviço para crianças de até 6 anos, de 6 a 15 anos e de adolescentes e jovens de 15 a 17 anos por meio de sugestões de temas, trabalhos em grupos, planejamento participativo para conhecer a realidade, participação das famílias e articulação com as escolas.

No mesmo dia, das 13h30 às 17h30, serão apresentadas ações voltadas para idosos.  Além disso, está prevista explanação sobre o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas e sugestões de oficinas para cuidadores, plano de desenvolvimento do usuário (PDU) e mediação familiar. Para finalizar, serão explicados os recursos alocados para os serviços ofertados no CRAS.

PALESTRANTES

Giolly Muriel Moreira é psicólogo, especialista em psicologia cognitiva comportamental. Cursa especialização em saúde mental e dependência química. Atua como psicólogo no CREAS de Joaçaba e na ala psiquiátrica do Hospital São Roque de Luzerna. Tem experiência na área da psicologia social aplicada e saúde mental.

Janice Merigo é assistente social, mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é assistente social da FECAM e Conselheira Estadual de Assistência Social. Docente do curso de Serviço Social da Unisul Campus Florianópolis, do curso de pós-graduação em Políticas Públicas e Demandas Familiares e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Social de Políticas Públicas.

Karla Borges é graduada em Serviço Social, especialista em Gestão da Política de Assistência Social e em Políticas Públicas e Cidadania. É servidora efetiva da Prefeitura de Criciúma. Atua na coordenação da proteção social básica e como conselheira de direitos de assistência social e da criança e do adolescente.