Conferência discute acessibilidade para pessoas com deficiência

 

"Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios". Com este tema ocorreu nesta semana, no salão de atos da Unochapecó, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Chapecó e o II Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência dos Municípios de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Chapecó e Quilombo.

Os eventos foram uma promoção da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), SDRS de Chapecó e Quilombo, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Chapecó, Prefeitura de Chapecó e Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC).

Participaram pessoas com deficiência, conselheiros municipais de direitos das pessoas com deficiência, entidades e órgãos não governamentais, profissionais da área e universitários.

Segundo a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, foram debatidos quatro eixos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

A programação também contou com palestra proferida pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Laércio Ventura e pelo presidente do Conselho Nacional Moisés Bauer Luiz.

Após os trabalhos de grupo foram eleitas as prioridades para a implementação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Também foram eleitos os 12 delegados titulares e seus respectivos suplentes que levarão as propostas para a Conferência Estadual que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Florianópolis.