Instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis

AMOSC promove oficina que integra educação, social e sustentabilidade

Construir instrumentos musicais a partir de materiais alternativos para auxiliar os educadores nas ações socioeducativas, estimulando o desenvolvimento da criatividade e a sustentabilidade do planeta. Com este objetivo a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), através dos setores de educação e social, promoveu em março a primeira "Oficina de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados". Participaram professores da rede municipal de ensino e educadores sociais dos municípios da microrregião.

A segunda oficina está prevista para os dias 19 e 20 de abril, no ateliê de desenho do curso de Artes, da Unochapecó. O palestrante é o integrante do Núcleo de Repercussão Produções Artísticas, mestre em Educação e professor da Universidade de Passo Fundo, Sandro Cartier.

Segundo a assessora em educação da, Locenir de Moura, além da construção dos instrumentos musicais, são abordados temas como a música e a educação como área específica do conhecimento, sonorização e  sustentabilidade.

A assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, complementou que os participantes avaliaram positivamente a iniciativa, pois possibilitou um olhar diferenciado sobre o contexto da música e as diversas possibilidades de abordar temas do dia a dia, questões sociais eminentes, nas oficinas com crianças, adolescentes e suas famílias.