Seminário discute políticas públicas para conservação da água

  Em 22 de março, Dia Mundial da Água

"Difundir na esfera da administração municipal a necessidade de pensar e implantar políticas públicas que promovam a gestão integrada e a conservação dos recursos hídricos". Com esse objetivo a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), promove o II Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água. O evento ocorrerá no dia 22 de março, das 8 às 17 horas, na sala Ely Camargo, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

O seminário reunirá 500 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais de educação, meio ambiente, agricultura, saúde, educadores, estudantes, gestores e técnicos de instituições públicas e privadas que prestam serviços na área de meio ambiente e saneamento.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site http://www.amosc.org.br/.

PROGRAMAÇÂO

O credenciamento inicia às 8 horas, seguido de café da manhã. A solenidade de abertura está prevista para às 9 horas. Na sequência, ocorre a palestra "Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Como Trilhar o Caminho?" com Noemia Bohn a PhD em procedimentos jurídico-administrativos de prevenção e resolução de conflitos relacionados ao manejo da água, professora, pesquisadora e vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Às 10h30 acontecerá palestra com o mestre em Direito de Estado e Direito ambiental, subprocurador geral da República do Ministério Público Federal, Mario José Gisi, sobre "Consequências das Mudanças no Código Florestal Brasileiro". Em seguida, às 11h30 está previsto debate e, às 12 horas, almoço.

A palestra "Impacto da exploração das águas subterrâneas" está programada para às 13h30, com o PhD em hidrogeologia e petrologia, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral em SC, Luís Fernando Scheibe.

Às 14h30 acontecerá debate, seguido de intervalo. Às 15 horas o Dr. em geografia, pesquisador da Epagri e professor da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET), Vilmar Comassetto, explanará "Comitês de Bacia Hidrográfica – implantação em Santa Catarina e a experiência do Comitê do Rio Jacutinga". Às 16h30 ocorrerá debate e o encerramento está previsto para às 17 horas.

O seminário conta com o apoio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Prefeitura Municipal de Chapecó, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema),  Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos), Fundação Aury Luiz Bodanese, Consórcio Iberê, Instituto Saga, Comitê Chapecó/Irani, Casan, Epagri, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Udesc, Unochapecó e Unoesc.