Estudante de Coronel Freitas vence concurso

 

A estudante de 11 anos, Morgâne Paula Tassoneiro, do Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Clube do Bolinha de Coronel Freitas foi a vencedora do concurso do desenho (expressão gráfica) que será utilizado na identificação e divulgação do Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água.

O professor de Morgâne, Vanerlei Ceccato, relatou que o desenho da estudante mostra que as pessoas se unir para trabalhar em prol da preservação ambiental.

A entrega da premiação ocorreu durante evento nesta semana, no auditório da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos), e foram presenteados com um livro os alunos vencedores de cada escola municipal participante, com um livro e uma medalha os alunos vencedores de cada município, com uma agenda os professores que orientaram os 17 vencedores municipais e com livro, troféu e medalha o aluno vencedor da etapa regional e o professor que o orientou. Todos os participantes do evento receberam uma sacola com brindes da Aurora.

Na ocasião foi oferecido café da manhã, momento cultural com apresentação do programa "Turminha da Reciclagem" e visita ao sistema de tratamento de água da Aurora Matriz. A programação também contou com almoço no Mercado Público Regional, visita a plataforma de abate e ao sistema de tratamento de água e efluentes da Unidade Frigorífica Aurora Chapecó (FACH I). Para encerrar as atividades foi realizada visita a Unochapecó para conhecer o Museu Zoobotânico e Trilha dos Sentidos.

O concurso é uma iniciativa da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC).

ETAPAS

O processo iniciou em março deste ano, como um dos objetivos do seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água e envolveu 75 escolas. Foram participantes os alunos do ensino fundamental, de 4a a 8a séries e/ou 5o ao 9o anos, das unidades escolares públicas municipais da microrregião da AMOSC.

Cada município selecionou uma proposta que foi enviada à sede da entidade para apresentar na Etapa Regional. Os 17 trabalhos foram avaliados por uma equipe técnica de colaboradores que definiu quatro critérios de escolha do desenho: comprometimento com o tema, possibilidade de uso como logotipo, criatividade e harmonia de cores.

IMPORTÂNCIA

Segundo o presidente da AMOSC, Ribamar Assonálio, o concurso teve como principal missão "envolver a população escolar dos municípios da região da AMOSC nas práticas educativas ambientais, proporcionando a integração dos alunos participantes do concurso e estimulando sua criatividade para promover a conscientização da comunidade em relação a conservação da água".

O presidente da AMOSC comentou que antigamente não se tinha preocupação com o meio ambiente, porém na atualidade é necessário acompanhar a evolução social. "As mudanças de hábitos são motivadas pelas escolas, professores e crianças, incentivar trabalhos que promovam a reflexão é pensar em desenvolvimento sustentável. É com orgulho que a AMOSC desenvolve esse projeto, pois a água é um tema que precisa ser amplamente discutido".

O presidente do Cidema, Jorge Antonio Comunello, relatou o estado de calamidade pública decretado pelo município de Formosa do Sul em conseqüência da forte chuva de granizo registrada no final do mês de agosto. "Como prefeito, me questionava como seria a reconstrução, pois eram pedras de 300 a 400 gramas, foram R$ 5 milhões e 200 mil de prejuízo e mais de 92% da população atingida. Graças a solidariedade dos municípios vizinhos conseguimos. Essas situações incentivam a reflexão do que estamos fazendo e o que o meio ambiente proporciona".

A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado, ressaltou que "a AMOSC busca o diferencial nas escolas, assim como a Fundação. É importante essa união das prefeituras, das escolas e das entidades para buscar a melhoria na qualidade de vida das pessoas".