Conferência incentiva participação da juventude na execução de políticas públicas

 

"Estado Forte, Juventude Presente" foi o tema da 2a Conferência Regional de Juventude realizada nesta semana, em Chapecó. O evento foi promovido pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Quilombo, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto de Desenvolvimento Regional (SAGA) e a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a relação entre o Estado e a sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e fiscalização da Política de Juventude, além de promover, qualificar e garantir a participação da sociedade na elaboração e na fiscalização das políticas públicas de juventude.

O presidente da AMOSC, Ribamar Alexandre Assonálio, enfatizou que as "ferramentas de mudança de governo são as atitudes que se encontram naturalmente nos jovens. Como representantes dos governos a AMOSC participa como forma de conhecimento de quais são os desejos da juventude para melhorar o planejamento e acima de tudo atualizar os projetos adotados pelos municípios de maneira a atender o pedido da população".

Participaram da conferência jovens dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Quilombo, além de representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e organizações da juventude.

Para Assonálio, a conferência regional é uma das formas criadas para acompanhar a evolução das políticas públicas e "para saber o que é prioridade para a população. A AMOSC apoia e participa do evento cumprindo com o seu papel fundamental que é de organização e desenvolvimento de sua região, não apenas no setor econômico, mas também no social".

PARTICIPAÇÃO

A primeira palestra da conferência foi com o secretário de articulação institucional, Luciano Buligon, que abordou o tema direito de participação e desenvolvimento territorial. "O brasileiro pode fazer a mudança que o país precisa. Quem está mais perto consegue fazer com que as coisas aconteçam e por isso é importante que os jovens se envolvam para buscar a implementação das políticas. O jovem tem o desejo de mudar, mas é necessário participar", destacou o secretário municipal.

A secretária nacional da juventude, Severine Macedo, palestrou sobre juventude presente. Severine também recuperou a trajetória das políticas públicas, a criação da secretaria em 2005, o que significou a evolução das reivindicações durante o governo de Lula e as dificuldades a serem enfrentadas no governo de Dilma.

Severine defendeu que o papel da conferência é de ajudar a elencar as prioridades para aprovar o Estatuto Nacional da Juventude. "Não adianta apenas discutir é preciso instrumentalizar e fortalecer os Estados e Municípios. O estatuto é um grande instrumento para definir os direitos dos jovens para promover a automação e o encaminhamento", comentou a secretária nacional.

A programação da conferência regional ainda contou com debates, organização de grupos temáticos, plenária e eleição dos delegados para a conferência Estadual será realizada nos dias 04, 05 e 06 de novembro em Florianópolis.