Amosc apoia curso introdutório para equipes de saúde da família

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) é uma das entidades apoiadoras do curso introdutório para equipes de saúde da família, agendado para o período de 5 de maio a 7 de julho, experiência que vem sendo desempenhada com sucesso na região extremo oeste de Santa Catarina desde 2009. Em 2011, a experiência será repetida em 15 municípios da região, visando envolver novos profissionais das equipes de saúde da família e/ou núcleos de apoio à saúde da família (NASF) que não serão capacitados.
As capacitações ocorrerão numa parceria entre a gerência de saúde de Chapecó, gerência de saúde de Xanxerê, AMOSC e as secretarias municipais de saúde (SMS) dos municípios envolvidos. A proposta desta capacitação será acompanhada pela comissão de integração ensino/serviço (CIES) das macrorregiões II e III de Santa Catarina.
O curso será dividido em quatro módulos que abrangerão os temas: atenção básica no contexto das políticas públicas de saúde; atuação interdisciplinar e participação popular; processo de trabalho das equipes; e organização dos sistemas locais de saúde, com 88 horas/aula, sendo 72 horas de concentração e 16 horas de dispersão.
Para promover entre as equipes a compreensão dos princípios e diretrizes básicos da ESF, busca-se atender a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), na execução da estratégia de capacitação, numa lógica de interação ensino-serviço, onde os participantes constroem as mudanças na sua prática de trabalho, a partir de problemas vivenciados no dia a dia. Conscientes de que as mudanças na atuação dos profissionais da saúde requerem novas atitudes profissionais e transformações metodológicas, a equipe de coordenação do curso oportuniza o processo de aprendizagem com base na realidade local e atuação expressiva dos trabalhadores na rede assistencial.
Com objetivo de revisar o material didático e a metodologia do curso introdutório, bem como, instrumentalizar os monitores para atuarem nos períodos de concentração das aulas, foram realizadas três oficinas, envolvendo os monitores, as gerências de saúde de Chapecó e Xanxerê, as CIES e a AMOSC. "Destas oficinas resultaram sugestões para aprimoramento do material didático e conteúdo programático do curso, ampliação dos objetivos do mesmo, bem como, inserção do conteúdo sobre a proposta do NASF", explica a articuladora da CIES da macrorregião extremo oeste, Carine Vendrusculo.