Colegiado de Educação debateu atendimento especializado

O Colegiado de Secretários de Educação (COSEME) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) esteve reunido pela primeira vez neste ano e elegeu a nova diretoria para conduzir os trabalhos em 2011. Para coordenadora foi eleita Claci Mazetto (Coronel Freitas), para vice-coordenadora Isadir da Rosa (Cordilheira Alta), secretária geral Lorita Bordignon (Santiago do Sul) e como primeira secretária Fátima Sonaglio (Pinhalzinho).
A reunião ocorreu na secretaria municipal de Chapecó e, além dos secretários de educação, contou com participação do presidente da Amosc, prefeito de Cordilheira Alta, Ribamar Assonalio. Entre os temas abordados, o atendimento educacional especializado, com Claudia Simone Fantin da GERED de Chapecó que explanou sobre as salas de recursos.
Também foram assuntos discutidos pelos secretários o projeto sobre obesidade infantil, a inclusão do ensino da música em sala de aula e de cultura afro-brasileira, o transporte escolar e a distribuição dos recursos do Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação e de valorização do magistério (Fundeb) para região da Amosc.
Como planejamento do colegiado ficou definido os temas a serem discutidos durante o ano: proposta de avaliação descritiva para o ensino fundamental (anos iniciais), continuidade dos grupos de estudos sobre conteúdos ensino fundamental, atualização da Lei dos Sistemas Municipais de Ensino, transporte escolar, FUNDEB e municipalização do ensino.
"O Colegiado de Educação tem como finalidade analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito da Educação no Oeste de Santa Catarina, como forma de desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à educação pública dos municípios integrantes da Amosc", explica a assessora em educação da Amosc, Locenir de Moura.