Colegiado de Direito e Tutelares da Amosc tem nova diretoria para 2011

O Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) elegeu, nesta semana, a nova diretoria para comandar os trabalhos em 2011. A conselheira municipal dos direitos da criança e do adolescente, de Caxambu do Sul, Márcia Cattani foi proclamada coordenadora. Como vice-coordenadora ficou Clarice de Melo, conselheira tutelar de União do Oeste, como 1ª secretária Claudia Souza, conselheira tutelar de Planalto Alegre e, como 2° secretário, Ademir Luiz Basotti conselheiro dos direitos, de Chapecó.
O grupo tem como objetivo capacitar, fortalecer e integrar os conselheiros de direitos e tutelares, na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. O colegiado assistiu o vídeo motivacional "A força do Entusiasmo" e ouviu a assistente social do Ministério Público, Ana Soraia Biasi, que trabalhou as atribuições dos conselheiros de direitos e tutelares, na função de controle social e garantia de políticas públicas que atendam a população infanto-juvenil.
Para o ex-coordenador Marcio Serpa, "é fundamental este espaço de discussão, socialização e organização de pautas que devem ser cumpridas para que sejam efetivados os direitos garantidos na Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente". E concluiu que "os conselheiros tutelares participam em grande número, temos que chamar a maior participação dos conselheiros de direitos, pois são estes que encaminham as solicitações de implantação e/ou implementação de programa, projetos, serviços e benefícios que atendam as demandas dos Conselhos Tutelares, bem como garantir estrutura física e de pessoal para que os Conselhos possam desenvolver suas atribuições".