Cooperação entre Brasil e Coréia do Norte deve ser fortalecida

O embaixador da Coréia do Norte, Ri Hwa Gun, foi recebido na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) pelo diretor executivo Paulo Utzig, pela diretora-presidente do Instituto Saga, Marlene Andrade e pelo secretário de desenvolvimento regional de Chapecó, Gilberto Ari Tomasi. O diplomata estava acompanhado do 3° secretário da Coréia do Norte Ma Gyong Ho e da subdiretora do Comitê de Relações Culturais com o Exterior, Kim Myong Suk.
Durante o encontro, Tomasi explicou aos coreanos sobre a descentralização administrativa do Estado de Santa Catarina em 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional, como estratégia do governo estadual para aproximar a população das decisões políticas, através dos conselhos de desenvolvimento regional.
Utzig descreveu ao embaixador a atuação da Amosc como fomentadora do desenvolvimento dos 20 municípios associados e as atividades de assessoria oferecidas aos gestores públicos.
O embaixador Ri Hwa Gun lembrou que em 2011 completará 10 anos do acordo de cooperação comercial entre Brasil e Coréia do Norte, ressaltando que é preciso acelerar esse processo. Também agradeceu pela hospitalidade com a qual a delegação coreana formada por médicos e artesãos, que está em Chapecó desde setembro, foi recebida.
O diplomata propôs a instalação de um Centro de Amizade entre Brasil e Coréia do Norte em uma sala do Mercado Público Regional. O local poderia ser utilizado para exposições dos trabalhos de artesanato, como o bordado coreano, e também para ações de intercâmbio cultural entre os dois países. Marlene Andrade, do Instituto Saga, antecipou que a ideia será priorizada a partir de 2011.