Prefeitos da Amosc apoiam projeto de clínica de reabilitação

Os prefeitos dos 20 municípios filiados à Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) estiveram reunidos, nesta semana, em Assembléia Geral Ordinária, sob coordenação do presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, quando receberam o juiz da Vara da Família de Chapecó, Ermínio Amarildo Darold, que expôs a iniciativa da Associação dos Magistrados de Santa Catarina de implantação de uma clínica especializada em reabilitação de crianças e adolescente dependentes de drogas.
O projeto prevê a construção de três clínicas em Santa Catarina: uma no norte, uma no litoral e uma no Oeste. Cada clínica terá cerca de 350 vagas em regime de contenção para crianças e adolescentes viciados.
"Sabemos que alguns hospitais da região tentam fazer esse trabalho mas as limitações são muitas. Um adolescente viciado em crack, por exemplo, não se reabilita em 30 dias. Assim que ele voltar para a rua ele vai voltar a usar a droga. Precisamos de espaços físicos e recursos humanos especializados e que o governo entenda que estamos vivenciando uma pandemia. Daqui a alguns anos estaremos convivendo com uma geração de sequelados e incapacitados, pois o crack tem altíssimo potencial viciante e destruidor neurológico", justifica Darold.
Segundo dados do poder judiciário 80% dos casos infracionais cometidos por crianças e adolescentes tem por origem a dependência química. "O governo precisa assumir essa situação como questão emergencial. Sabemos que será um investimento altíssimo não só pra implantação como para manter as clínicas em funcionamento. Mas estamos diante de uma situação muito mais grave do que foi a gripe H1N1", comparou.
Os prefeitos da Amosc manifestaram total apoio a iniciativa do poder judiciário e farão um documento para a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) pedindo espaço na próxima assembléia para que o magistrado explane a ideia para os 293 prefeitos de SC. "Temos certeza que todos os prefeitos catarinense se sensibilizarão pela proposta e seremos parceiros nessa busca", ressaltou Fabiano da Luz.
A coordenadora do SESC, Auriane Parisotto, participou da AGO para entregar ao presidente da Amosc o troféu símbolo da participação no projeto Dia do Desafio. Os prefeitos receberam ainda o coordenador do Colegiado dos Conselheiros dos Direitos e Tutelares da Amosc, Marcio Serpa que socializou sobre a atuação dos conselheiros nos municípios.
A próxima assembléia foi agendada para o dia 17 de dezembro, das 9 as 12 horas, em Pinhalzinho, para encerramento das atividades de 2010 e eleição dos novos presidentes da Amosc, CIS/Amosc e Cidema, e almoço de confraternização.

Fonte: MB Comunicação