Colegiado de Assistência Social da AMOSC avalia ações de 2010

O Colegiado de Gestores e Técnicos Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reuniu-se no auditório da entidade em Chapecó, para avaliar o trabalho realizado neste ano.
A assessora técnica da Amosc, Erli Abreu, repassou informações a respeito da Política Nacional de Assistência Social, recursos financeiros e implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A assistente social Rosangela Hunning, representante da Associação dos Profissionais Assistentes Sociais do Oeste de SC – APAS, repassou para o grupo sobre a participação em reunião ampliada do CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, com representantes de Núcleos/Associações de Profissionais do Estado.
O foco da discussão foi a efetivação pelos empregadores públicos e privados, da Lei nº 12.317/2010, que reduz a jornada de trabalho do assistente social para 30 horas/semanais. No setor público a discussão é individual com o empregador, pois, a princípio, depende da alteração da Lei Municipal de cargos e salários. Já no setor privado, é automático, ou seja, desde o dia 27 de agosto, quando a Lei foi publicada, está valendo.
Motivado pela coordenadora do colegiado, Elsa Salete de Paula dos Santos, o grupo avaliou as atividades deste ano. Foi ponderado que as discussões, informações e capacitações proporcionadas, ajudaram muito na organização, reflexão e efetivação dos trabalhos no município.
Também foram sugeridas algumas ações para o planejamento de 2011, que serão melhor discutidas na reunião do Colegiado no dia 25 de novembro, no município de Cordilheira Alta.