Prefeitos e secretários de saúde da AMOSC discutem AIH’s

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu nesta semana, no auditório da entidade em Chapecó, reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde dos 20 municípios associados, para debater sobre Autorizações de Internamento Hospitalar (AIH), considerando a necessidade de encaminhar uma solução para as AIH's junto ao Hospital Regional de Chapecó, especialmente em relação a laudos represados da média e alta complexidade.
O encontro contou com a presença do presidente da Amosc e prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, do administrador do HRO, Adélio Magiollo, e do secretário municipal de saúde de Chapecó, Nemésio da Silva.
A AIH é o documento do Sistema Único de Saúde (SUS) conhecido como "Autorização de Internação Hospitalar". A AIH é originada quando um hospital ou uma unidade de saúde gera uma solicitação de internação hospitalar e tem o objetivo de pré-validar os dados de internação.
O volume acumulado de laudos represados da média e alta complexidade motivou o encontro, considerando a necessidade de encaminhar uma solução para as AIH's junto ao Hospital Regional do Oeste. A principal queixa é que o município de Chapecó vem arcando com as despesas geradas por pacientes de outros municípios, que não estão conseguindo se organizar dentro do número de autorizações a que tem direito.
Depois de colocações a respeito do assunto e da situação de alguns municípios pelos representantes do Hospital Regional e da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, ficou acordado que, para não perder a série histórica dos últimos quatro meses, o município de Chapecó se responsabilizará pelos laudos represados para, posteriormente, tentar um acordo com a Secretaria de Saúde do Estado.
"Se o acordo não ocorrer, cada município assumirá no início do próximo ano suas dívidas e também a responsabilidade de melhor se programar para que a situação de hoje não volte a acontecer", ressaltou a gerente de programas do Cis/Amosc e assessora de saúde da Amosc, Geísa Muller de Oliveira.
Fonte: MB Comunicação