Avicultura é fundamental para a economia dos 20 municípios da AMOSC

A avicultura é a atividade econômica mais importante dos 20 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Dados da entidade municipalista sobre o valor adicionado que forma a base para fixar o índice de retorno do ICMS demonstram que a atividade influencia diretamente a economia da região.
Em todo o estado de Santa Catarina as atividades de agropecuária representam 13,82%, enquanto a indústria e o comércio, 86,18% pelos valores de 2008. Os dados de 2009, ainda estão sendo analisados pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Na microrregião da AMOSC, o índice representa para 35,24% e, em alguns municípios isoladamente, como é o caso de Caxambu do Sul, esse índice chega a 89,95%. Ou seja, quase 90% da economia local está baseada na agropecuária, sendo que desses 90%, 70,23% é diretamente avicultura.
No ano de 2008, o movimento econômico dos 20 municípios da AMOSC, foi de 3 bilhões e 704 milhões de reais: 64,76% desse valor está relacionado com atividades de indústria e comércio e 35,24% em atividades de agropecuária. Isoladamente a avicultura foi responsável por 16,16% desse montante, ou seja, mais de 598 milhões de reais foram movimentados diretamente pela atividade avícola.
Diante de todas essas informações, a AMOSC reconhece o setor como um dos mais importantes para a economia regional e incentiva as discussões e ações que resultem em melhoria para o segmento. "Se a avicultura estiver fortalecida, todos ganham. Ganha o avicultor que passa a ter mais renda, ganham as agroindústrias e ganham também os municípios. Por isso, estamos abertos ao debate", salienta o presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz.
Fonte: MB Comunicação