Delegação Coreana ministrará cursos no oeste catarinense

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), o Instituto Saga, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR) e a Coordenação do Grupo Parlamentar do Brasil e da Coréia do Norte, viabilizaram em conjunto a vinda de uma delegação coreana composta por profissionais especialistas em bordado e medicina tradicional coreana (acupuntura, medicina natural interna, medicina vegetal e massagem).
Nesta sexta-feira, 3 de setembro às 13h30, no auditório da Amosc, será firmado o Termo de Cooperação Técnica e os encaminhamentos necessários para viabilizar o início dos cursos, com a participação do prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, do presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, do secretário de desenvolvimento de Chapecó, Gilberto Ari Tomasi e demais autoridades.
A delegação coreana ministrará cursos em bordado à mão para aperfeiçoamento de artesãos e medicina alternativa para especialização aos profissionais na área de saúde visando a melhoria no atendimento da população.
A iniciativa tem por objetivo o intercâmbio cultural entre Brasil e República Democrática da Coréia fortalecendo a cooperação entre os países. A delegação coreana permanecerá na região oeste por um período de seis meses.
O curso de bordado à mão terá duração de três meses, com 20 horas/aula semanais e 30 vagas. O conteúdo será composto por técnicas de bordado, conhecimentos gerais da arte de bordar, fundamentos e artes, técnicas de aplicação: ponto paralelo com matizado, ponto plumas, ponto cheio e matizado entre outros, criação, aplicação de técnicos do bordado coreano entre outros.
O curso de Medicina Tradicional tem por objetivo a cura das enfermidades pela medicina alternativa de difícil diagnóstico, melhorar a função do organismo prevenindo assim suas enfermidades e conservar a saúde ao longo da vida. Terá duração de seis meses, com 20 horas semanais e 25 vagas.
Os médicos são doutores em Medicina Coreana, graduados pela Faculdade de Medicina Koryo da Universidade de Medicina de Pyongyang da República Democrática da Coréia. São especialistas reconhecidos internacionalmente nos tratamentos clínicos de enfermidades como obesidade, estresse, próstata, impotência, dores de cabeça e articulações, insônia e menopausa.
Já ministraram cursos em países como Peru, México, Equador, Venezuela e países da Europa como: França, Alemanha e Espanha.