Relato de experiências marca reunião do Colegiado de Agricultura

O relato de experiências positivas, desenvolvidas no setor agrícola dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) é tema das reuniões do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura. A primeira experiência compartilhada, na reunião que ocorreu nesta semana, foi o programa de incentivo ao leite do município de São Carlos.
O secretário de agricultura de São Carlos, Silvério José Heck destacou a importância de parcerias com entidades, como o Senar, Sebrae, Epagri, entre outras, para consolidar o desenvolvimento agrícola dos municípios. Ele enfatizou que há muitos anos a secretaria desenvolve um trabalho de conscientização, junto aos produtores, quanto a importância da emissão de notas fiscais e presta acompanhamento e orientações aos produtores do município.
Quanto aos incentivos à produção leiteira, Heck explicou que o município doa aos produtores as sementes de pastagens e doses de sêmem de acordo com a média de produção de cada propriedade. Ele afirmou ainda que a expectativa para este ano é aumentar o investimento para garantir a qualidade do leite e aumentar a renda do produtor e do município.
A próxima experiência a ser relatada será sobre a Associação de Agricultores para gerenciamento da patrulha agrícola mecanizada do município de Coronel Freitas.
Outro ponto discutido na reunião foi a apresentação da proposta de criação do Laboratório de Alimentos, que faz parte do projeto de fortalecimento das pequenas agroindústrias familiares, para análise dos produtos e verificação da qualidade. Através do Território Oeste do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) está se buscando alternativas para revolver o problema, inclusive com aporte de recursos financeiros.
O delegado do MDA em Santa Catarina, Jurandi Gugel, relatou experiências vivenciadas no ministério e afirmou que "o produtor precisa ser o primeiro interessado em saber como está o seu produto. Ele precisa ter orgulho de ter um produto com qualidade atestada por um laboratório".
A deliberação, segundo o coordenador do Colegiado de Agricultura, Roberto Cordazzo, foi a constituição de um grupo de trabalho para apresentar um projeto de viabilidade do laboratório regional de análise de alimentos.