Amosc, Cis/Amosc e Cidema definem estratégias para 2010

No dia em que a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) comemorou 42 anos (11 de fevereiro) os prefeitos dos 20 municípios da microrregião estiveram reunidos na sede da Amosc, em Chapecó, para Assembleia Geral Ordinária das três entidades municipalistas. Os destaques foram as metas prioritárias para 2010. Da Amosc: Saneamento Básico; do Cidema: Laboratório de Água; e do Cis/Amosc: Policlínica de Referência Regional.
A pauta teve a aprovação do relatório de atividades 2009; a aprovação do balanço geral do exercício de 2009 e a apresentação do plano de ação para 2010. A presidente do Instituto Saga, Marlene de Andrade, aproveitou a oportunidade para convidar os prefeitos para Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, agendada para o período de 10 a 14 de março, em Florianópolis. Sob a condução do presidente da Amosc, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, os prefeitos aprovaram o relatório, o balanço geral e o Plano de Ações, além da reforma da sede da Amosc. A diretora administrativa, Vera Sartoretto, apresentou aos prefeitos o calendário eleitoral 2010, destacando prazos e condutas que os executivos municipais devem ficar atentos neste ano.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (Cidema), prefeito de Nova Itaberaba, Antonio Ferrarini, conduziu a assembleia da entidade. O ex-presidente, prefeito de Planalto Alegre, Edgar Rohrbeck apresentou as principais atividades de 2009 destacando a assinatura do convênio com o Ministério da Integração Nacional para a instalação do Laboratório de Água, o encontro de merendeiras com a presença de mais de 500 participantes e o balanço da visitação do Mercado Público Regional, por onde passaram em 2009, cerca de 20 mil pessoas.
A assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis/Amosc), conduzida pelo presidente Lenoir Bigolin, prefeito de Quilombo, também teve a participação do ex-presidente, prefeito de Cordilheira Alta, Ribamar Assonalio, que demonstrou os números do CIS: 32.970 consultas, 66.732 exames, 140.562 análises clínicas, 54.554 terapias e 137 cirurgias. "Esses números são surpreendentes e confirmam a participação, cada vez mais importante do CIS na vida da população do oeste catarinense", afirmou o presidente.
Os prefeitos membros do CIS aprovaram como principal bandeira do Consórcio o Projeto da Policlínica de Referência Regional, com abrangência de 50 municípios. Com a aprovação será iniciada a elaboração do projeto e a busca de recursos para viabilização da obra.