Ampliar o nível de integração e cooperação entre os municípios da microrregião e aperfeiçoar os serviços prestados pela instituição – considerada uma das mais atuantes entidades municipalistas do país – são as diretrizes do novo presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Fabiano da Luz.
Aos 36 anos de idade, radialista de profissão, o prefeito de Pinhalzinho é casado com Cristiana da Luz com quem tem dois filhos: Fernanda (16 anos) e Gabriel (seis anos).
Nesta entrevista, o novo presidente expõe os compromissos da Amosc com os municípios consorciados e destaca o papel da Associação no assessoramento das administrações municipais e na promoção do desenvolvimento regional.
Quais são os seus objetivos prioritários para 2010 como presidente da Amosc?
Fabiano da Luz – O primeiro deles é aproximar mais os prefeitos. Nós podemos discutir ações regionais, soluções para a região e o intercâmbio das experiências e das ações que estão dando certo nos municípios. A segunda é fazer com que a Amosc cresça como a grande ferramenta de apoio aos municípios, acompanhando as necessidades governamentais.
Como o Sr. classifica o atual momento das administrações municipais do oeste?
Fabiano da Luz – Os municípios estão melhorando a cada dia, a cada ano. Nossas administrações estão muito bem, se comparadas a outras regiões. Os prefeitos e suas equipes estão se qualificando e buscando estruturar a máquina pública para atender as demandas da sociedade. Quando você sai para encontros estaduais e nacional é nítido o grau de desenvolvimento do nosso Oeste de Santa Catarina.
A Amosc é referência entre as associações de municípios de SC e do Brasil. Qual a importância de ser presidente dessa entidade municipalista?
Fabiano da Luz – É um orgulho. Representar a Amosc é como ser escalado para a seleção brasileira, já que a entidade é respeitada nacionalmente. Ao mesmo tempo vem o compromisso e responsabilidade como presidente de representar a altura do respeito conquistado pela Amosc.
Qual é a principal contribuição que o Sr. deseja deixar para a Amosc com seu mandato?
Fabiano da Luz – Primeiro eu quero aprender muito com a Amosc e ao mesmo tempo trazer inovações para a estrutura da associação e dos municípios.
O Sr. é prefeito de Pinhalzinho, um dos municípios com maior índice de crescimento econômico da região oeste nos últimos anos. Ao que o Sr. credita essa evolução e que marca o Sr. imprime em Pinhalzinho que pode imprimir na Amosc?
Fabiano da Luz – Pinhalzinho se destaca pela diversificação, a coragem do povo de ousar e acreditar que é possível. As pessoas estão numa constante busca de oportunidades e de inovações. Nós somos fortes em vários setores: na indústria, comércio, prestação de serviços, agricultura, educação e qualificação pessoal e profissional. Quando é para trazer qualquer novidade para a cidade, todos se unem.
Na Amosc temos que ter esse mesmo espírito, mas voltado para o Oeste, para a associação e para os municípios. Precisamos trabalhar unidos e defender nossa região. Trazermos o que for possível de novidades para o desenvolvimento.
Qual é hoje o principal desafio dos prefeitos brasileiros?
Fabiano da Luz – Modernização. O Brasil já viveu e novamente está vivendo a fase das grandes obras públicas. Agora é a vez das obras municipais. O governo Federal está dando todo apoio para os municípios, desde que estes tenham projetos. Precisamos investir em obras, tecnologias e acessos que venham a melhorar a vida das pessoas. É hora de acelerarmos em direção ao primeiro mundo, em busca desse novo padrão de vida que os brasileiros estão tendo.