“Sem integração não há como promover o desenvolvimento”, afirma Márcia Damo

Financiamentos para o desenvolvimento regional, trocas de experiência, Arranjo Produtivo Local e cooperação foram os temas discutidos no segundo e último dia do Seminário INTEGRASUL III: Políticas de Desenvolvimento da Região Sul. O evento reuniu representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de novembro.

            A palestra Financiamento do Desenvolvimento Regional – Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, ministrada pelo diretor do Departamento de Gestão dos Fundos de Desenvolvimento do Ministério da integração Nacional, Antonio Albuquerque Silva, abriu as discussões. A mesa foi coordenada pelo secretario de Desenvolvimento Regional, Luciano Buligon, e teve como debatedores o vice-presidente do Fórum da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, professor Zeferino Perin, e o deputado federal Celso Maldaner.

            Em seguida, a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Damo, expôs sobre o programa de Cooperação Brasil/União Européia, apresentação de experiência regional. A secretária relatou as atividades do Ministério em 2009 e também a ida de representantes de cinco mesorregiões brasileiras aos países europeus – França, Itália, Alemanha – para identificar o setor produtivo de cada região e conhecer as ações voltadas ao desenvolvimento dessas regiões. Márcia anunciou que em março de 2010, será a vez dos europeus visitarem o Brasil. Ela citou a importância da união entre os fóruns com os governos brasileiros e de outros países. "Sem integração não há como promover o desenvolvimento", afirmou. A coordenação da mesa foi do presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Claudinei Senhor.

            As diretorias dos Fóruns Mesomercosul, Mesosul, e do Vale do Ribeira e Guaraqueçaba apresentaram as experiências de cada fórum. A presidente da Meso do Vale do Ribeira e Guaraqueçaba, Tosca Zamboni, ressaltou as dificuldades encontradas para conseguir recursos e trabalhar na modificação do panorama de desenvolvimento das regiões. "Defendemos o marco regulatório para conseguir verba pública e fortalecer as iniciativas voltadas ao crescimento dos municípios", observou. A presidente da Mesomercosul, Marlene de Andrade, salientou o desejo de união entre os Fóruns e pediu o apoio do Ministério da Integração para incentivar as políticas de desenvolvimento.

            O diretor geral da Secretaria de Estadual de Planejamento do Paraná, José Augusto Zamiratti, ministrou a palestra sobre as APL´s e Desenvolvimento Regional: experiência da rede APL do Paraná e do Codesul. Segundo Zamiratti, para obter o Arranjo Produtivo Local (APL), é necessário construir as redes de cooperação, buscar a proximidade relacional e organizada e construir e aperfeiçoar os canais de informação. "Nenhuma APL se desenvolve sem uma política pública, é preciso crédito e incentivos federais, industriais e de desenvolvimento regional", disse.

            ENCERRAMENTO

            A terceira edição do Integrasul foi finalizada com a leitura de uma carta, que será encaminhada ao Ministério da Integração Nacional, com os pontos abordados no evento e os encaminhamentos, preparada pelas Mesorregiões. A mobilização também pede a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional como uma política pública, "fundamental para o movimento, que acompanhará junto ao executivo e legislativo a aprovação do pedido".

            A presidente do fórum da Mesomercosul, Marlene Andrade, avaliou o evento como muito produtivo. "Foi um amplo espaço de discussão e de capacitação. Acredito que superamos nossas expectativas e isso nos dá força para continuar incentivando o desenvolvimento. Mas só teremos resultado se o trabalho for coletivo", ressaltou.

            "Os temas foram muito enriquecedores e proporcionaram uma ampla troca de experiência", afirmou a presidente do Fórum da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul. Para o prefeito de Mondai, Lenoir da Rocha, "recebemos orientações e agora temos o caminho e as diretrizes para implantar as ações no nosso município".     

            ORGANIZADORES

            A iniciativa do 3o Integrasul é do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, do Ministério da Integração Nacional (através da Secretaria de Programas Regionais) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).