Reunião do Colegiado de Gestores e técnicos de Assistência Social em Coronel Freitas

Cumprindo a proposta de descentralização o Colegiado de Gestores e Técnicos de Assistência Social da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), reuniu-se nesta semana, em Coronel Freitas. O primeiro tema da pauta foi a apresentação da empresa Assessor Público – Tecnologia da informação, que expôs o sistema para registro das ações de assistência social, com o objetivo de registrar e organizar as ações, visando o controle, segurança e melhoria da qualidade dos serviços ofertados a população.
Também foi aprovado o Regimento Interno do Colegiado e apresentado o resultado do levantamento, realizado nos municípios associados, pela técnica em assistência social da Amosc, Erli Abreu, para ter um panorama da implantação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade pública que executa serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social no município, cujo objetivo é prevenir situações de risco, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
Também foram levantados alguns questionamentos a respeito do piso básico de transição, que co-financia ações de assistência social e repassados informes de interesse do Colegiado.
Após o almoço, o grupo conheceu Programas, Projetos e Serviços executados na área de Assistência Social, Educação e Esporte no município de Coronel Freitas. Foi visitado o espaço do CRAS e da Secretaria de Assistência Social, além do Abrigo para crianças, a Escola em tempo integral e o Programa Segundo Tempo (esportes).
O Colegiado foi recepcionado e acompanhado pela gestora de Assistência Social, Clarice Zucco e Ivonete Sordi, assistente social do município. Para a coordenadora do Colegiado, Ivone Salete Orso, "a descentralização das reuniões, implica em conhecer outras realidades, troca de experiência, reflexões sobre a prática cotidiana, visando implantar e implementar políticas sociais em nossos municípios, tendo como foco da ação a melhoria da qualidade de vida do cidadão".
Fonte: MB Comunicação