Amosc e Fecam capacitam técnicos municipais em Recursos Humanos

Servidos públicos das microrregiões da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Amai, Amplasc, Ameosc e Amerios estiveram reunidos nesta semana em Chapecó, no auditório da Amosc, para Curso de Recursos Humanos na Administração Pública Municipal, ministrado pelo assessor jurídico da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Marcos Fey Probst.
A capacitação tem o objetivo proporcionar aos agentes públicos o conhecimento ou atualização das normas legais e da jurisprudência aplicáveis aos servidores públicos, já que o orçamento municipal de 40% a 56% podem ser destinados a folha de pagamento. " Nossa meta é ampliar a visão dos servidores para que eles saibam destinar esses recursos corretamente dentro da administração", avalia a assessora de recursos humanos da Amosc, Marta Bisognin.
A programação abordou temas como a definição e classificação dos agentes públicos; regime jurídico; cargo público, emprego público e função pública; contratação temporária; direitos e deveres constitucionais do agente público; estágio probatório; estabilidade; espécies de remuneração; teto e limite remuneratório; acumulação remunerada de cargos; irredutibilidade da remuneração; isonomia no serviço público; revisão geral anual.
Também foram revisados assuntos como os aspectos controvertidos, como nepotismo; piso salarial do magistério; contribuição sindical; estagiários – as inovações da Lei nº. 11.788/2008 ; e os agentes públicos do Programa Saúde da Família – PSF. Concurso Público e processo administrativo disciplinar como sindicância, sanções aplicáveis, nulidades existentes e prescrição disciplinar também foram abordados pelo palestrante.
Fonte: MB Comunicação