Seminário INTEGRASUL transferido para novembro

Atendendo orientação das autoridades de saúde, o Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul transferiu para os dias 26 e 27 de novembro o 3o Seminário INTEGRASUL: Políticas de Desenvolvimento da Região Sul – que estava, inicialmente, previsto para setembro. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, com a presença do Ministro Gedel Vieira Lima, da Integração Nacional, dos governadores, vice-governadores, prefeitos, empresários, docentes e agentes dos três estados sulinos.
A presidente do Fórum, Marlene de Andrade, explicou que a transferência de data busca evitar a disseminação do agente patológico transmissor da Gripe A. A dirigente assinalou que o III Integrasul reunirá 800 participantes. O evento estimulará a integração das mesorregiões do sul do País, debaterá aspectos teórico-práticos sobre o desenvolvimento regional e a participação da sociedade civil na formulação e articulação das políticas nacionais e estaduais do desenvolvimento regional em diferentes escalas. As experiências de desenvolvimento regional serão apresentadas
Marlene Andrade informou que a programação e as demais ações ficam mantidas. O Seminário será co-promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Ministério da Integração Nacional com apoio do Governo de Santa Catarina (SDR de Chapecó), Prefeitura de Chapecó, Amosc e Instituto Saga.
A abertura está programada para as 9 horas com pronunciamento do ministro da Integração Nacional e outras autoridades.
Os eixos temáticos em foco estarão centrados nas contribuições teórico-práticas, nas políticas públicas e nas experiências referenciais de desenvolvimento regional.
A programação prevê três grandes temas no primeiro dia (26/11): Crise mundial, balanço e lições, com Márcio Porchmann, da Unicamp/Ipea; Políticas de desenvolvimento regional no Brasil, contexto histórico e perspectivas, com Tânia Bacelar de Araujo, da UFPE e Políticas setoriais e desenvolvimento regional, propostas a gestão social integradas, com técnicos de várias instituições.
O programa do segundo dia (27/11) estabelece duas abordagens para o período da manhã. Às 8 horas, financiamento do desenvolvimento regional e fundo nacional de desenvolvimento regional; às 10 horas, apresentação das experiências dos fóruns mesorregionais do sul.
No período da tarde estarão em pauta dois temas: a rede de cooperação de APLS do Codesul, envolvendo Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (13h30) e cooperação Brasil/União Européia, com palestras da arquiteta Márcia Sartori Damo, titular da Secretaria de Programas Regionais do M.I. e do professor João Faria, de Algarves, Portugal.
Ao final do 3o Integrasul será aprovada a "Carta das mesorregiões".
Fonte: MB Comunicação