Cis/Amosc apóia capacitação de técnicos municipais sobre Saúde da Família

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis/Amosc) apóia iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, que está capacitando profissionais das equipes de Saúde da Família dos municípios catarinenses, para o exercício do trabalho comunitário ampliando a compreensão das transformações na área da saúde e construindo o conhecimento do cuidado à família em um meio coletivo. "São mais de dois mil alunos a serem capacitados neste ano" destaca Paulo Utzig, diretor executivo do Cis/Amosc.
A capacitação prossegue em 41 municípios até outubro. Desenvolver a prática assistencial na saúde da família, tendo como referência os princípios éticos e legais da profissão e do SUS enfatizando o vínculo, o cuidado, a humanização, a responsabilização, o trabalho em equipe, visando medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, estão entre os objetivos dos treinamentos, que estão divididos em quatro módulos.
O módulo 1 é "A atenção básica no contexto das políticas públicas de saúde"; o módulo 2 "Atuação interdisciplinar e participação popular"; módulo 3 "O processo de trabalho das equipes"; e o módulo 4 "A Organização dos Sistemas Locais de Saúde".
O compromisso dos municípios é liberar os profissionais de saúde para freqüentarem a capacitação com carga horária de 80 horas, sendo 64 horas presenciais e 16 horas de dispersão (trabalho de aula para ser realizado em equipe, durante o processo de trabalho no município de atuação).
"A iniciativa é da Escola de Saúde Pública do Estado, execução das Gerências de Saúde de Chapecó, Xanxerê, Quilombo e São Lourenço e apoio da Amosc, Amai e AmNoroeste", relata a coordenadora pedagógica Rozilda dos Santos.
Fonte: MB Comunicação