Prefeito de Chapecó quer presidir a Confederação Nacional de Municípios

Com o apoio integral de Santa Catarina e de importantes lideranças nacionais, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (DEM), disputará a presidência da maior instituição municipalista do Brasil – a Confederação Nacional de Municípios (CNM) – em eleições previstas para o mês de março.
A campanha do prefeito catarinense – cujo núcleo inicial de apoio é a AMOSC com referendo da FECAM – será articulada nos próximos dias 10 e 11, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Prefeitos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A estratégia de João Rodrigues é montar uma chapa de consenso, contemplando as unidades federativas estratégicas para obter representatividade nacional.
O prefeito pretende lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções políticas e técnicas para excelência na gestão e qualidade de vida da população.
O único catarinense a ocupar a presidência da Confederação Nacional dos Municípios foi o então prefeito de Chapecó, Milton Sander, que, em 1980, foi um dos fundadores da entidade.
FORÇA
A CNM é uma entidade municipalista com 28 anos de existência, constituída por federações e associações estaduais e microrregionais dedicada ao fortalecimento dos municípios brasileiros.
A Confederação é a grande interlocutora dos administradores municipais com o Governo federal e o Congresso Nacional. Tem abrangência em todo o território nacional, pois representa 5.564 municípios brasileiros, dos quais 83% têm uma população não superior a 30 mil habitantes e possuem os mais diversos tipos de carência que precisam ser minimizadas.
Além de prestar assistência político institucional e técnica aos municípios, a CNM desenvolve atividades dirigidas ao desenvolvimento tecnológico e social, estruturando e fortalecendo o Movimento Municipalista Brasileiro. Desenvolve ainda, aplicativos e soluções para áreas especificas garantindo a qualidade das informações para auxiliar no processo da administração publica municipal.