Prefeitos da Amosc visitam obras da hidrelétrica Foz do Chapecó

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) participaram de assembléia geral da instituição, na última sexta-feira, em Águas de Chapecó, em programação que incluiu visita às obras do complexo hidrelétrico Foz do Chapecó. A assembléia foi conduzida pelo presidente da Amosc e prefeito de Sul Brasil, Delci Antonio Valentini, tendo como anfitrião o prefeito Moacir Dalla Rosa.
A usina hidrelétrica, que está com 50% das obras concluídas, terá barragem com 48 metros de altura e formará lago com 79 quilômetros quadrados. A formação do reservatório atingirá os municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambu, Itá e Paial, no lado catarinense e Alpestre, Erval Grande, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Nonoai e Rio dos Índios, no lado sul-rio-grandense.
A potência instalada será de 855 MW e os investimentos totalizarão 2 bilhões e 200 milhões de reais. A geração de empregos diretos e indiretos é da ordem de 6.000 postos de trabalho. Entre os benefícios para a região estão a geração de empregos, incremento do movimento econômico da região, aumento de arrecadação de tributos, redução de enchentes no Rio Uruguai, compensação financeira (Royalties) pelo uso dos recursos hídricos, incremento da atividade turística e melhoramento da infra-estrutura de saúde e educação.
Na assembléia, os prefeitos discutiram a modernização do regimento interno da Amosc e receberam informações sobre capacitação de técnicos para utilização do portal de convênio do governo federal; audiência pública da ALESC sobre o Código Ambiental estadual; programação de aniversário do Mercado Público Regional e o VI Congresso Catarinense de Municípios de 1 a 3 de dezembro em Florianópolis.
Fonte: MB Comunicação