Mercado Público Regional 1° ano – “Boas práticas alimentares” foi tema da primeira palestra

O Mercado Público Regional, administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), completa o 1° ano de funcionamento no próximo domingo, 23/11 e para marcar a data cumpre uma extensa programação educativa e cultural. Nesta segunda-feira, a primeira atividade foi uma palestra sobre "Boas práticas alimentares para serviços de alimentação", ministrada pela acadêmica de engenharia de alimentos da Unochapecó, Mônica Giacomini e que reuniu cerca de 30 pessoas.
Na abertura da programação estiveram presentes o presidente da Amosc, prefeito de Sul Brasil, Delci Valentini, o secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, o secretário de agricultura de Chapecó, Mauro Zandavalli e o administrador do MPR, Luiz Alberto Nottar.
A instrutora abordou temas como doenças que são transmitidas por alimentos, o que é contaminação, micróbios, como deve ser o local de trabalho, cuidados que devem ser tomados com a água, o que fazer com o lixo, a importância de lavar as mãos corretamente, como transportar o alimento preparado e demais informações que os manipuladores de alimentos devem saber.
Nesta terça-feira, 18, no período da manhã ocorreu a palestra "Empreendedorismo", com o consultor do Sebrae Airton Luiz Rigotto e, às 14 horas, "Auto-estima dos produtores", com consultor de qualidade, Edgar Schutz.
O atendimento no Mercado Público Regional ocorre de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. Os municípios integrantes do MPR são Chapecó, Serra Alta, Sul Brasil, Águas Frias, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Cordilheira Alta, Quilombo, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Erechim, São Carlos, Nova Itaberaba e União do Oeste.
CICLO DE PALESTRAS
No dia 20/11, quinta-feira, serão desenvolvidas três atividades. Às 10 horas, palestra "Hábitos alimentares e saúde", com a administradora do Cetrec e extencionista social da Epagri, Sonia Bortolanza. Às 14 horas, "Plantas medicinais como alternativa", com a engenheira agrônoma e extencionista social da Epagri, Judite Becker e, às 15 horas, "Agroecologia" com o engenheiro agrônomo da Epagri, Célio Haverroth.
No dia 21, sexta-feira, a programação inicia às 8 horas, com café da manhã com a imprensa, seguido de palestra "Legalização de bebidas de produção artesanal", com o engenheiro agrônomo do Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, Juliano Simioni. Às 10 horas, "Inspeção de produtos de origem animal", com o engenheiro agrônomo, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Valdir Colatto.
No período da tarde, a programação terá caráter cultural. Às 14 horas, está previsto o "Seminário para prefeitos e vice-prefeitos eleitos" e as 15 horas, apresentação do projeto de habitação da Caixa Econômica Federal para os municípios. No sábado, dia 22, às 13 horas, apresentação de gaita com Israel e Gabriel; às 14 horas, apresentações culturais de dança de Guatambu, danças folclóricas de Planalto Alegre, coral e dança de São Carlos e dança de Sul Brasil. Às 15 horas, sorteio de vale compras. A participação é gratuita.
Fonte: MB Comunicação