Amosc auxilia municípios na elaboração do Plano de Ações Articuladas

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), através da assessoria em educação, está auxiliando os municípios da microrregião na organização e elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) que tem como objetivo o alcance das metas estabelecidas para a melhoria do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).
No ano passado, os prefeitos assinaram termo de adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que inseriu os municípios no "Compromisso Todos pela educação", orientando para uma educação básica de qualidade. O PAR é elaborado por um comitê municipal que faz um diagnóstico e traça metas a serem atingidas dentro de uma demanda potencial de necessidades de infra-estrutura e obras físicas, administrativas e pedagógicas.
Cerca de 80% dos municípios da Amosc estão com o PAR concluído e em fase de encaminhamento ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). "A partir da análise das demandas, o MEC define o percentual de ajuda para determinada demanda", explica a assessora em educação da Amosc, Cleusa Tozzo.
Entre os municípios que concluíram o PAR e encaminharam ao MEC está Formosa do Sul, cujo diagnóstico apontou como prioridade a construção de uma creche.
"Com a elaboração do PAR, o município tem indicadores da educação e propõe metas e ações para o ensino municipal que devem ser executadas de 2008 a 2011", expõe Cleusa Tozzo. Dentre as questões avaliadas pelo plano estão a gestão educacional, formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliação, além da infra-estrutura física e recursos pedagógicos. As ações recomendadas pelo MEC são o acompanhamento individual das crianças, atividades de cultura e esporte no contraturno escolar, participação da comunidade nos conselhos de cada escola e criação de conselhos municipais de educação.
Fonte: MB Comunicação