Desenvolvimento sustentável em debate no curso da MesoMercosul em Chapecó

Um dos convidados mais aguardados do curso de capacitação em "Gestão Estratégica de Desenvolvimento Regional e Local", organizado pelo Ministério da Integração Nacional, no Centro de Treinamento da Epagri do distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, foi a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, que palestrou sobre "Políticas de Desenvolvimento Regional, Um olhar a partir do Brasil", com ênfase no desenvolvimento sustentável.
Os participantes debateram a mudança da concepção de desenvolvimento como crescimento econômico para questões ambientais e sociais no centro da questão. Tânia Bacelar apresentou uma previsão para o ano de 2025, quando o Brasil ocupará o 5° lugar entre as cinco maiores economias do mundo, atrás da China, EUA, Índia e Japão, a partir da construção de um desenvolvimento sustentável.
Para a palestrante, o Brasil precisa estabelecer os caminhos que pretende percorrer para definir políticas nacionais que incentivem o desenvolvimento sustentável. A necessidade de uma reforma tributária e a importância na regionalização do orçamento federal também fizeram parte do debate.
O curso prossegue até o dia 22 de agosto, das 8h30 às 17h30min. Cerca de 50 agentes públicos e privados especialistas em planificação estão discutindo o conteúdo programático que inclui aspectos econômicos, sociais e políticos, técnicas e métodos de gestão em face da globalização e do desenvolvimento nacional.
O curso é uma promoção do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo de Santa Catarina, Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) da Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Tem o apoio do Sebrae/SC, do Fórum da Mesomercosul, da Amosc, Epagri, BRDE e Prefeituras de Dionísio Cerqueira(SC) e Barracão (PR).
O corpo docente do curso é integrado por especialistas com notória experiência na temática de desenvolvimento regional e local do Ministério de Integração Nacional, do ILPES/CEPAL, do IICA, além de convidados.
Fonte: MB Comunicação