Amosc terá renovação de pelo menos 70% nas eleições municipais deste ano

A taxa de renovação nas administrações municipais deste ano, na esfera da Amosc, será de pelo menos 70%. A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina informou que somente seis dos atuais 20 prefeitos buscarão a reeleição; os outros 14 retornarão para a vida profissional ou empresarial no setor privado. Em três municípios haverá candidato único.
Dos 41 candidatos às 20 prefeituras da microrregião, o PMDB registra o maior número de postulantes (11), seguido do PT e do DEM (ambos com 9); depois vem o PSDB com 5, o PP com 3 e o PDT e PCdoB empatados com dois candidatos cada um.
Buscam a recondução ao cargo apenas os prefeitos de Chapecó (João Rodrigues, do DEM), de Cordilheira Alta (Alceu Mazzioni, do PMDB), de Planalto Alegre (Edgar Rohrbeck, do PT), de São Carlos (Élio Pedro Hoss Godoy, do PMDB) e de Serra Alta (Claudinei Senhor, do PMDB).
Não concorrem à reeleição ou encerram a atividade política os atuais prefeitos de Águas de Chapecó (Moacir Dalla Rosa, do DEM), Águas Frias (Rui Rolim de Moura, do DEM), Caxambu do Sul (Gilberto Ari Tomasi, do PMDB), Coronel Freitas (Lenoir José Pelizza, do PMDB), Formosa do Sul (Anestor Antônio Simonatto, do PMDB), Guatambu (Lauri Jorge Gerelli, do PMDB), Irati (Neuri Meurer, do PMDB), Jardinópolis (Sadi Gomes Fereira, do PMDB), Nova Erechim (Nédio Antônio Cassol do PMDB), Nova Itaberaba (Darci Castagna, do PMDB), Pinhalzinho (Anecleto Galon, do PP), Quilombo (Antônio Rossetto, do PMDB), Sul Brasil (Delci Antonio Valentini, do PMDB) e União do Oeste (João Lário da Silva, do PP).
Consenso absoluto entre os Partidos Políticos permitiu CANDIDATO ÚNICO em três municípios da região da Amosc: Marino Daga, do PT, em Águas Frias; Dorildo Pegorini, do PP, em Jardinópolis e Luiz Ferdinando Pacazza, do PMDB, em Santiago do Sul.
Para o presidente da Amosc e prefeito de Sul Brasil, Delci Valentini, esse quadro revela, por um lado, que está ocorrendo renovação nos quadros partidários e, por outro, que a crescente complexidade da gestão pública exige preparo e dedicação dos agentes políticos.
Fonte: MB Comunicação