Chapecó sediará curso de alto nível em estratégias de desenvolvimento regional e local

Especialistas em planificação de instituições públicas e privadas participarão de uma qualificação de alto nível, em Chapecó, no período de 4 a 22 de agosto: é curso de capacitação em "Gestão Estratégica de Desenvolvimento Regional e Local", organizado pelo Ministério da Integração Nacional. O anúncio foi feito hoje pela presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Marlene Muniz de Andrade.
O curso será ministrado no Centro de Treinamento da Epagri do distrito de Marechal Bormann e capacitará 50 agentes públicos e privados para a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento local e regional. O conteúdo programático inclui aspectos econômicos, sociais e políticos, técnicas e métodos de gestão em face da globalização e do desenvolvimento nacional.
Na abertura do curso, a secretária de Programas Regionais, Márcia Regina Sartori Damo, fará palestra sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O curso é uma promoção do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo de Santa Catarina, Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) da Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Tem o apoio do Sebrae/SC, do Fórum da Mesomercosul, da Amosc, Epagri, BRDE e Prefeituras de Dionísio Cerqueira(SC) e Barracão (PR).
A carga horária total do curso é de 120 horas/aula, incluindo aulas teóricas e exercício prático. O curso utiliza métodos de capacitação ativa para possibilitar o conhecimento e a habilidade de profissionais para manuseio e aplicação dos conceitos e ferramentas de planejamento e gestão. Ao longo do curso será realizado um exercício prático para definição de diretrizes estratégicas de desenvolvimento no território da Tríplice Fronteira que envolve os municípios de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).
AMPLITUDE
O corpo docente do curso é integrado por especialistas com notória experiência na temática de desenvolvimento regional e local do Ministério de Integração Nacional, do ILPES/CEPAL, do IICA, além de convidados.
O conteúdo programático contempla, entre outros, os seguintes temas: marco conceitual e prático para o desenvolvimento local, estratégias de desenvolvimento de Santa Catarina, política nacional de desenvolvimento regional, descentralização e desenvolvimento local, desenvolvimento local e capital social, políticas de desenvolvimento regional, programa de desenvolvimento da faixa de fronteira, gestão territorial e sociedade do conhecimento, competitividade, fomento produtivo local e estratégia de desenvolvimento empresarial, análise regional e ordenamento territorial, aspectos relevantes do mercosul e a legislação de fronteiras, ações e instrumentos da política nacional de desenvolvimento regional, gestão pública para o desenvolvimento regional e local.
Fonte: MB Comunicação