Secretária do Ministério da Integração Nacional empossa dirigente da mesorregião em Chapecó

A secretária de programas regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo, estará em Chapecó nesta sexta-feira, dia 18, para empossar a assistente social da Amosc, Marlene Andrade, na presidência do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.
A assembléia geral ordinária do Fórum está agendada para iniciar às 14 horas no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). Na pauta, a apresentação dos relatórios e eleição do presidente, secretário, tesoureiro, conselheiros fiscais e membros do Conselho de Representantes. O atual presidente, Célio Wessler Boneti, da agência de desenvolvimento regional do sudoeste do Paraná, fará um balanço da gestão e transmitirá o cargo para Marlene Andrade.
A nova dirigente atua há 12 anos como assistente social da Amosc. Tem estudos superiores em desenvolvimento regional, em políticas sociais & família e em saúde pública. Nasceu em Analândia (SP), é casada e tem dois filhos.
Às 14 horas, a secretária Márcia Damo concederá entrevista coletiva à imprensa para apresentar um balanço do programa de mesorregiões. Destacará que, de 2003 a 2008, a MesoMercosul aplicou R$ 12,5 milhões nos projetos de fortalecimento de agroindústrias familiares (SC); implementação da central de comercialização (RS); apoio a Implantação do Centro de Formação e Treinamento de Tecnologia da Informação (PR); desenvolvimento da fruticultura (SC e RS); fortalecimento da vitivinicultura (PR); fortalecimento da piscicultura (SC); Inclusão digital (SC); apoio ao desenvolvimento do artesanato (SC); apoio ao desenvolvimento da floricultura (RS) e fortalecimento da atividade leiteira (PR).
A solenidade de posse será realizada à noite, com início às 20 horas desta sexta-feira, no restaurante D' Itália, em Chapecó, com a presença da secretária do Ministério da Integração Nacional e do diretor do departamento de programas das regiões sul e sudeste, Marcelo Moreira.
MESORREGIÃO
A Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul compreende 381 municípios, sendo 208 no norte do Rio Grande do Sul, 131 no oeste de Santa Catarina e 42 no sudoeste do Paraná. Possui uma área total de 121.283,53 Km2 e população de 3.785.812 habitantes. Apesar de constituir uma mesorregião de ocupação antiga, tem grau de urbanização relativamente baixo em relação ao resto do País, em torno de 65%, concentrando parcela significativa da população na zona rural.
Os grandes problemas da Mesorregião, na atualidade, podem ser resumidos nos seguintes itens: empobrecimento relativo da Mesorregião; pressão dos sistemas produtivos sobre os recursos naturais; crescente perda de dinamismo da economia regional, frente ao contexto de globalização e empobrecimento social da Mesorregião, decorrente da dificuldade de inserção da pequena propriedade rural no mercado, e as precárias condições de moradia de parcela significativa da população, com deficiências de saneamento básico, acesso à saúde e educação.

Fonte: MB Comunicação