Amosc, SDR e Prefeitura de Chapecó abrem II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), – em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura municipal de Chapecó e da Secretaria de Desenvolvimento Regional -, promove a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência e o I Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 30 de junho e 1° de julho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.
O tema central dos eventos é "Inclusão, participação e desenvolvimento: um novo jeito de avançar". O objetivo é possibilitar um amplo debate em âmbito municipal e regional acerca das questões pertinentes para a inclusão da pessoa com deficiência no processo de desenvolvimento da sociedade, bem como pela promoção das políticas públicas.
A programação iniciou às 19 horas do dia 30 de junho, segunda-feira, seguido da palestra "Convenção da OEA e a década das pessoas com deficiência", com o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Janilton Lima Fernandes.
No dia 1° de julho, às 8 horas, os trabalhos reiniciam com leitura a aprovação do regimento interno da II Conferência Municipal e do I Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Às 9 horas, debate sobre três eixos temáticos: saúde e reabilitação; educação e trabalho; e acessibilidade. Os painelistas serão o representante da Associação Catarinense para Integração de Cegos (ACIC), Adilson Ventura; represente do CONADE e da CNC, Janilton Lima Fernandes; e representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONEDE), Laércio Ventura.
Às 10h30 está prevista a explanação das ações desenvolvidas para o segmento da pessoa com deficiência, pela prefeitura municipal de Chapecó, SDR e Amosc.
No período da tarde, 13h30, os grupos de trabalhos dos três eixos se reunirão e a partir das 15h30 ocorrerá plenária com aprovação das propostas que serão encaminhadas para a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, bem como a eleição dos delegados.